Malásia: Overview

Geograficamente posicionada numa zona de enorme importância estratégica – estreito de Malaca, por onde circulam cerca de 16% das trocas mundiais – a Malásia, com os seus quase 31 milhões de habitantes, é hoje um dos mais vibrantes mercados do sudeste asiático.
O seu território compreende duas regiões separadas pelo Mar do Sul da China. O território a Oeste situa-se na península do golfo da Tailândia, fazendo fronteira com este país a norte e com Singapura a Sul. O território a Leste integra a ilha de Borneo na sua parte noroeste, fazendo fronteira com a Indonésia e o Brunei.

O país não se encontra dividido geograficamente apenas. Os muçulmanos de etnia malaia (60%) são social e politicamente dominantes e ainda hoje beneficiam de medidas de discriminação positiva na educação, nos negócios e na administração do Estado. Mas é nas mãos de uma classe chinesa com menor peso demográfico (26%) que o poder económico e a riqueza se encontram maioritariamente concentrados. A par da comunidade indiana (7%), os diferentes grupos sociais convivem em relativa harmonia. No entanto, a pouca interacção racial, a persistência de uma divisão religiosa e o gap económico existente poderão ser motivos de alguma preocupação no futuro.

No plano económico, ao longo dos 22 anos de governação de Mahathir bin Mohamad (1981-2003) a Malásia conseguiu diversificar a sua economia, até então muito dependente da exportação de matérias-primas, apostando no desenvolvimento industrial, serviços e turismo.
Décadas de crescimento industrial e estabilidade fizeram desta federação de 13 estados um mercado altamente competitivo. Desde 2007 que o país tem vindo a subir no Global Competitiveness Index, sendo actualmente a 18ª economia mais competitiva do mundo. Uma economia com uma forte componente tecnológica alicerçada em recursos humanos de qualidade.

O governo de Najib bin Abdul Razak, no poder desde 2009, tem dado continuidade a esta linha de desenvolvimento e pró-crescimento empresarial. Têm sido implementadas reformas estruturais para melhorar o ambiente de negócios e o seu impacto reflecte-se no 18º lugar que a Malásia ocupa no ranking do Doing Business Report, destacando-se o espectacular 4º lugar tratando-se de medidas de protecção aos investidores. A carga fiscal é relativamente baixa, prevendo-se que a taxa de IRC seja reduzida de 25% para 24% ainda este ano.

Existem, porém, factores menos positivos a considerar. A máquina burocrática é ineficiente, existem dificuldades no acesso ao financiamento e há ainda um caminho a percorrer no combate à corrupção e no sentido de uma verdadeira separação de poderes. A presença do Estado na economia é ainda bastante visível em sectores-chave como a banca, os media, o sector automóvel e da aviação aérea.

Apesar disto, estes não devem ser factores de desencorajamento para as empresas exportadoras. Trata-se de um mercado de baixo risco (nível 2 COSEC) com uma classe média em rápido crescimento, com elevado poder de compra e ávida por produtos estrangeiros caros e de qualidade. Poderão, por isso, existir nichos de negócio a explorar.

 

Enquadramento económico
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