Malásia: Enquadramento económico

A relativa consistência da trajectória de crescimento da Malásia ao longo das últimas décadas tem animado investidores e exportadores interessados neste mercado asiático. Depois do fraco desempenho da economia em 2001, ano em que o PIB expandiu apenas 0,5% depois dos 8,7% registados em 2010 – ao que não foi alheio a crise das dot.com – o crescimento nos anos seguintes foi constante e sustentado, com o PIB a subir em média 5,7% entre 2002 e 2008.

A economia malaia não passou incólume à última crise mundial, mas 2010 foi um ano de clara retoma com o crescimento do PIB a atingir 7,5%. A vitalidade desta economia era notória. As baixas taxas de desemprego (0,6% em 2009 e 1,7% em 2010) eram disso um exemplo e a procura interna uma das suas maiores causas.

Desde então o país tem continuado a crescer. As tensões verificadas nos anos mais recentes no Mar do Sul da China não têm, por ora, tido reflexos significativos no crescimento e estabilidade do país e 2015 não foi excepção. Neste ano o PIB a atingiu os 267,5 mil milhões de euros, o que significou uma subida de quase 5% face ao ano anterior.

O grande motor desta economia continua a ser a indústria, principalmente a transformadora (34,3%). No seu conjunto, o sector secundário é responsável por quase 50% da riqueza nacional. O desenvolvimento do sector dos serviços tem sido outra das linhas de acção do governo e, em 2014, aquele representava já 37,6% do PIB. Aqui, o destaque vai para o comércio, hotéis e restauração (26,8%), reflexo da aposta que o país tem feito no turismo.

Quanto aos próximos anos, o cenário é positivo. Espera-se um crescimento de 4,4% até ao final de 2016, devendo o PIB crescer um pouco mais nos anos seguintes mantendo-se, porém, abaixo da barreira dos 5%.

 

Overview
Relações com Portugal e Oportunidades de Negócio

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.