Missões Empresariais

Com uma experiência acumulada no apoio à internacionalização das empresas, organizamos periodicamente missões empresariais a mercados selecionados pelo seu potencial e crescimento económico e que oferecem às empresas oportunidades de negócio nas mais diversas áreas.

Para cada empresa que participa nas missões empresariais da Câmara de Comércio, é construída uma agenda individual de reuniões com importadores, distribuidores e/ou clientes finais, feita a partir dos objetivos individuais e do tipo de contactos pretendido pela empresa para o mercado que se irá abordar.

Complementando as reuniões, são proporcionados momentos de networking enriquecedores que permitem ter acesso a testemunhos de empresários locais e/ou de empresários portugueses que já operam no mercado.

 

Veja o calendário de Missões Empresariais para 2024 

 

site1site3site4

 

O que dizem os participantes nas missões empresariais?

 

Adega Mãe                                                                Core Concept

Adega Mae     core concept

Aire Limestones                                                       Jacinto Reis

 Aire Limestones      Novo Projeto

 

"Contratámos os serviços da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa para a prospeção de 2 mercados do Continente Africano, e não nos podia ter corrido melhor. Fomos acompanhados por consultores muito motivados que de tudo fizeram para que o nosso plano de reuniões corresse sem qualquer inconveniente. Identificámos um conjunto de contactos com bastante potencial que iremos explorar. Agradecemos à equipa da CCIP toda a disponibilidade ao longo deste processo."

LUÍS VILARIÇA | GENERAL MANAGER | JOINCO

 

" A identificação dos operadores-chave do mercado, por parte da CCIP e dos seus parceiros, permitiu que decorridos 8 meses após da missão, a Novarroz estabelece-se o seu primeiro contrato de venda para a Finlândia."

J. PEDRO CARVALHO I EXPORT SALES MANAGER I NOVARROZ I MISSÃO EMPRESARIAL FINLÂNDIA

 

" Esta missão foi fundamental para conhecer e perceber o mercado. Sem esta viagem, teria sido difícil, senão impossível identificar as oportunidades de negócio e os players principais no nosso setor."

MÓNICA DOMINGUES I EXPORT SALES MANAGER I EMBALCER I MISSÃO EMPRESARIAL ARÁBIA SAUDITA

 

" Desde já agradecemos a forma profissional como fomos tratados, pois desde a viagem, passando pela agenda, no acompanhamento da comitiva, foi tudo muito bem planeado, e isso diz bem da organização do evento em tempo recorde.

Esta missão foi para nós uma aprendizagem, daquilo que se passa em Africa, e que nos abriu muitos horizontes, no que toca a negócios que agora esperamos se concretizem."

JOÃO PAULO CALADO | GERENTE GERAL E JOSÉ CALDES | DIRETOR COMERCIAL | ADEGA HERDADE DAS ALDEIAS DE JUROMENHA | MISSÃO EMPRESARIAL ANGOLA

 

" I wish to extend my gratitude for the meticulously organized meetings. We are genuinely pleased with the quality of contacts we have established, within the domains of toys and textiles.

The meticulous planning of both the scheduling and venue arrangements was commendable. It ensured that our time was utilised efficiently.

Our counterparts were impressively well-informed about our companies, fostering productive exchanges of ideas and information.

Once more, thank you for your efforts in making these interactions fruitful and rewarding."

JOANNA RODZIEWICZ I CO-FOUNDER I SMARTBEE CLUB | MISSÃO INVERSA POLÓNIA

 

" A Missão foi bem organizada, conseguindo debelar, na sua maioria, as dificuldades esperadas no terreno. A identificação de potenciais parceiros foi bem sucedida e proporcionou um entendimento integrado do funcionamento do mercado que, com certeza, dará frutos. Uma solução bastante eficaz como abordagem a novos mercados."

Francisco Cabrita | Business Development | Tecnimede | Missão Empresarial Camarões

 

" Missão muito bem organizada e focada no essencial - o negócio. Excelente profissionalismo por parte da CCIP."

Filipe Miranda | Export Manager | Enoport Wines | Missão Empresarial Japão

 

" Num dos mercados mais atrativos e competitivos do mundo, a participação da Conservas Pinhais&Cia na Missão empresarial ao Japão atingiu todos os objetivos propostos graças à proximidade, organização e acompanhamento detalhado da CCIP. O pre-matching foi bem trabalhado, tornando as reuniões bastante profícuas, eficientes e com excelentes perspetivas de desenvolvimento do negócio. Com um acompanhamento imaculado e altamente customizado das equipas durante toda a missão com base sólida nas necessidades da empresa e expectativas dos clientes, estamos convictos que esta é uma fórmula de sucesso para futuras abordagens a mercados estratégicos."

Nuno Rocha | Diretor Comercial | Pinhais | Missão Empresarial Japão

 

" Esta é a segunda missão que o Grupo Nabeiro participa no ano em curso, sendo que ambas foram muito interessantes do ponto de vista do conhecimento real dos mercados e das oportunidades que estes nos podem trazer. Em países com economias menos formais, como a maioria dos mercados Africanos ou da LATAM é muito importante ir e conhecer os mercados com visitas e estas são bastante mais eficazes se forem bem preparadas e com apoio de quem conhece o mercados e os seus diferentes players. A missão aos Camarões foi muito interessante quer do ponto de vista do conhecimento global do mercado e das oportunidades, mas também por algumas das reuniões concretizadas, com empresas relevantes e com as quais esperamos poder vir a desenvolver parcerias num futuro próximo."

José Carlos Beato | Regional General Market | Delta Cafés | Missão Empresarial Camarões

 

" A missão empresarial ao México foi bem organizada, as reuniões foram interessantes, com potencial de negócio, objetivas e com a diversidades de parceiros necessários para avaliar uma entrada no mercado. O suporte no terreno antes e durante a missão prestado pela CCIP foi muito eficaz. Não teremos duvidas em participar nestas iniciativas sempre e quando o mercado alvo nos interessar."

NUNO AZEVEDO | INTERNATIONAL MARKETS DIRECTOR I LION OF PORCHES | MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO

 

" Missão exemplarmente organizada e sem falhas. O compromisso de todos os envolvidos, CCIP e CCISPM, foi extraordinário. O profissionalismo demonstrado em todos os pormenores desta missão teve como resultado um promissor conjunto de contactos e reuniões de grande qualidade com as empresas marroquinas. Foi a primeira vez que participámos numa missão de negócios organizada pela CCIP mas seguramente outras se seguirão."

NUNO RIBEIRO | BUSINESS DEVELOPER I DIETMED | MISSÃO EMPRESARIAL MARROCOS

 

" Pela primeira vez, a BOXPT marcou presença numa missão organizada pela CCIP e o balanço não poderia ser mais positivo. Desde a calendarização das reuniões ao apoio no terreno, os membros da CCIP marcaram uma presença importante que sem dúvida facilitou na abordagem ao mercado."

JOSÉ CARLOS PITA | BUSINESS DEVELOPMENT I BOXPT | MISSÃO EMPRESARIAL MARROCOS

 

" A abertura e desenvolvimento de mercados internacionais constitui, muitas vezes, desafios para os quais as empresas não estão inteiramente preparadas. A Câmara de Comércio tem aqui um papel realmente diferenciador por identificar e promover missões em mercados com grande potencial, além de suportar com informação e apoio logístico necessário para que os participantes possam manter o foco permanente naquele que é o verdadeiro objectivo da missão: angariar negócio!"

FRANCISCO LUÍS | C.O.O. I MOCAPOR | MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO

  

" Toda a missão foi acompanhada proximamente pela CCIP de forma irrepreensível, tendo ultrapassado os objetivos com que se comprometeram. Isto vale também para os consultores que trabalharam afincadamente para a missão ser um sucesso, acrescentando mais reuniões à agenda. Em termos de operação, o Pedro Magalhães foi irrepreensível nas respostas ás questões práticas que lhe eram colocadas a sempre disponível para auxiliar. Os momentos de convívio ao fim do dia foram bem organizados e conheci sítios muito interessantes. Espero poder participar em outra missão da CCIP em breve."

TIAGO ARAÚJO I INTERNATIONAL DEPARTMENT I LARUS | MISSÃO EMPRESARIAL ARÁBIA SAUDITA

 

" Sendo esta a primeira participação da SOPLAST numa ação de desenvolvimento de negócios deste género, considero que a organização de toda a missão foi excelente, com um acompanhamento permanente de todos os intervenientes, o que permitiu alcançar em pleno todos os objetivos à partida traçados para esta missão. Este tipo de iniciativas de entrada em mercados, seja para abertura de novos clientes ou para expansão de operações localmente, são uma forma eficaz e de baixo custo para rapidamente construir uma rede sólida de contactos."

HENRIQUE RÉZIO I CEO I SOPLAST | MISSÃO EMPRESARIAL SÉRVIA

 

" Das 5 missões virtuais que realizamos em 2021, com apoio da CCIP e respetiva rede de consultores, considero que a missão à Costa do Marfim foi, sem dúvida, a mais bem organizada. Timings de organização e realização bem definidos, reação rápida da equipa de consultores no reagendamento de reuniões. Um aspeto negativo a destacar foi a impossibilidade de integrar na agenda o mercado do Gana, conforme inicialmente previsto, mas que foi bem colmatado pela boa agenda no mercado da Costa do Marfim. Parabéns à equipa da CCIP e respetiva rede de parceiros consultores!"

Micael Castro | Technical Sales Engineer – Export | Quitérios, Lda

 

" Sobre a missão empresarial a Geórgia tenho a referir que foi bem organizada o painel de reuniões interessante e diverso. O Apoio no terreno antes e durante a missão prestado pela CCIP foi muito importante. Não teremos duvidas em participar nestas iniciativas sempre e quando o mercado alvo nos interessar."

DAVID SOUSA | KEY ACCOUNT MANAGER I CARMO WOOD | MISSÃO EMPRESARIAL GEORGIA

 

" Em termos globais gostei imenso da missão. As empresas que me apresentaram foram na sua grande maioria muito interessantes e com potencial para se concretizar negócios. Felizmente tudo correu bem e já conseguimos concretizar um negócio e com perspetivas de fechar outros."

FRANCISCO CAPELA | GENERAL MANAGER I WEX - COMÉRCIO INTERNACIONAL | MISSÃO EMPRESARIAL MARROCOS

   

" Foi a primeira vez que participei numa missão deste género. Considero, agora, que este modelo será porventura a forma mais eficaz de acesso a um novo mercado. Permite, além de todo o apoio logístico disponibilizado, contar com o suporte de empresas locais (consultores), com conhecimento do mercado, que tornam bastante fácil o acesso a potenciais clientes."

ANTÓNIO ALVES | COMMERCIAL MANAGER I ESTEVÃO LUÍS SALVADOR LDA. | MISSÃO EMPRESARIAL EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

 

" No Carob World o nosso principal objetivo é valorizar a riqueza dos produtos à base de Alfarroba, e com a ajuda da CCIP, pudemos realizar uma missão a Dubai para entrar em contato com potenciais importadores. Especificamente, nós desenvolvemos produtos premium a partir deste fruto rico cheio de história, estamos focados em um segmento muito concreto e pudemos participar em reuniões de qualidade com os decision makers de cada empresa. Mesmo durante nossa estadia, os consultores com os quais a Câmara cooperou, continuaram a trabalhar para tentar agendar mais reuniões. A organização foi boa e nós temos fortes expectativas de vir a desenvolver o mercado no Oriente Médio com um dos distribuidores que conhecemos na missão."

CARLOS JIMENEZ | INTERNATIONAL COMMERCIAL EXECUTIVE I CAROB WORLD | MISSÃO EMPRESARIAL EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

 

" A Novabase FSI seguindo a sua estratégia de internacionalização decidiu apostar na participação em várias missões empresarias da CCIP, indo ao encontro dos seus intuitos tanto geográficos como estratégicos. A participação nas missões ao México, Chile, Polónia e Rússia foram decisivas para um maior conhecimento de mercado, as suas oportunidades e o estabelecimento das bases para a concretização de parcerias e projetos. Todo o apoio dado pela CCIP na realização e o acompanhamento constante foi um fator crítico para atingir os nossos objetivos iniciais."

NUNO CRUZ | SALES MANAGER I NOVABASE FSI BUSINESS SOLUTIONS | MISSÕES EMPRESARIAIS MÉXICO, CHILE, POLÓNIA E RÚSSIA

 

" Deixo um agradecimento pelo profissionalismo da organização e pelo excelente trabalho de exploração do mercado. Foram reuniões pertinentes e com as pessoas certas. Teríamos tido oportunidade de visitar mais, mas ficará seguramente para a próxima visita. "

RAQUEL SANTOS | ADMINISTRADORA I A METALÚRGICA BAKEWARE PRODUCTION | MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO

 

" Participamos na missão empresarial ao México organizada pela CCIP com o objetivo de contactar empresas, potenciais clientes, e conhecer o mercado Mexicano. A organização foi excelente, a presença local do Dr. Pedro Magalhães, a sua coordenação e envolvimento foi muito importante para o desenrolar da missão. Em termos operacionais, a escolha das empresas que fizeram parte da agenda foi genericamente muito boa, o preenchimento da agenda, os motoristas, o hotel, foi tudo muito bem pensado e bem organizado. Temos fortes expectativas de vir a desenvolver esse mercado e consideramos participar futuramente em novas missões. "

FERNANDO OLIVEIRA | SALES DIRECTOR I GLOBAL FIRE | MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO

 

" Foi com grande expectativa que resolvemos participar na missão empresarial à Coreia do Sul, organizada pela Câmara do Comércio, atendendo a dimensão e potencial deste mercado. As expectativas não foram defraudadas, e um mês depois da missão tínhamos concluído a primeira exportação. Importa realçar a simplicidade e eficácia do apoio da Câmara de Comércio, em primeiro lugar na preparação da missão em termos logísticos e de seleção das reuniões de negócios, em segundo lugar, na participação in loco, com acompanhamento direto no decorrer de toda a missão. Sem dúvida que o apoio da Câmara de Comércio cria valor acrescentado às empresas fazendo-as chegar a novos mercados de forma muito bem direcionada, destacando-se o modelo de missão empresarial pela sua eficácia comercial."

MIGUEL XAVIER | SALES I LIMEPORT | MISSÃO EMPRESARIAL COREIA DO SUL

 

" O balanço que faço é muito positivo. Todos os contactos proporcionados tinham potencial para efetuar negócio, o que é o que se espera de este tipo de missões. Seguramente que iremos estar presentes em futuros eventos do mesmo género."

PEDRO GASPAR | PARTNER I PORTUGUESE OLIVE OIL PARTNERS | MISSÃO EMPRESARIAL CHILE

 

" Com o objetivo de incrementar as nossas vendas no Mercado Mexicano, participámos na missão organizada no passado mês de novembro pela CCIP. Com uma agenda bastante preenchida e com um grupo de clientes criteriosamente selecionados, temos já estabelecidos os contactos necessários para o cumprimento do nosso plano de expansão neste mercado, materializado em encomendas firmes. Considero fundamental o apoio e organização da CCIP e muito importante a presença física do Diretor do Departamento de Relações Internacionais, o Dr. Pedro Magalhães, que além de dar empowerment à nossa missão, esteve permanentemente disponível e traduz o empenho da CCIP no apoio aos seus associados. Estamos, pois, disponíveis para considerar integrar novas missões a outros mercados potencialmente interessantes para o nosso negócio."

ANTÓNIO MENDONÇA | EXPORT MANAGER I BACALHÔA VINHOS | MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO

 

" Participámos numa missão da CCIP com o objetivo principal de estabelecer contacto com empresas que tenham potencial para importar os nossos produtos. A agenda foi bem organizada com contatos que se enquadram no perfil de empresas com as quais pretendemos trabalhar. O modelo parece-me bastante interessante e com bom aproveitamento do tempo."

RUI CARVALHO | EXPORT MANAGER I INDASA GROUP | MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO

 

" A Siroco, S.A., em sintonia com a sua política de internacionalização, escolhe e participa ativamente em Missões Empresarias promovidas pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. A missão realizada ao México, em novembro 2018, revelou-se de novo uma mais valia para a nossa organização. O processo conduzido pela CCIP, em conjunto com os interlocutores locais, demonstram profissionalismo e um acompanhamento constante, permitindo um apoio precioso."

MARILIA LOPES | SALES & MARKETING I SIROCO, S.A. | MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO

 

" A Missão Empresarial à Arábia Saudita, promovida pela CCIP, na qual a Aquanostra foi parte integrante revelou ser uma experiência muito proveitosa naquela que foi a primeira promoção internacional da nossa marca em missões fora de Portugal."

GUILHERME RUA | GENERAL DIRECTOR I AQUANOSTRA | MISSÃO EMPRESARIAL ARÁBIA SAUDITA

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.