Reino Unido

Relações Comerciais com Portugal e Oportunidades de Negócio

 

O saldo da balança comercial entre Portugal e o Reino Unido é desfavorável ao nosso país, tendência que se tem verificado nos últimos três anos, estando o Reino Unido em 5º lugar como cliente de Portugal e em 7º como fornecedor. Já Portugal está na 36ª posição como cliente do Reino Unido e na 38ª como fornecedor (INE).

A estrutura de exportações de Portugal para o Reino Unido em 2013 apresenta os seguintes valores: máquinas e aparelhos (16,9%), veículos e outro material de transporte (14,1%), vestuário (10,4%), produtos alimentares (7,3%), plásticos e borracha (7,1%), metais comuns (6,5%), químicos (5,6%), matérias têxteis (5%), calçado (4,9%) e pastas celulósicas e papel (4,5%). O conjunto destes dez grupos de produtos representa 82,3% das exportações nacionais para o Reino Unido.

Quanto às importações de produtos oriundas do Reino Unido elas são as seguintes: químicos (18,2%), máquinas e aparelhos (17,3%), metais comuns (13,8%), veículos e outro material de transporte (12,4%), combustíveis minerais (9,3%), produtos alimentares (5,9%), produtos agrícolas (4,7%), plásticos e borracha (3,8%), matérias têxteis (3,5%) e pastas celulósicas e papel (2,5%). Estes dez grupos de produtos totalizam 91,4% das importações de produtos britânicos por Portugal.

Face às necessidades de importação reveladas pelo Reino Unido, torna-se possível identificar diversas oportunidades de negócio. Assim, refiram-se as seguintes áreas: preparações e conservas de carne; vestuário; plásticos; medicamentos; aparelhos de iluminação; moldes; calçado; material de limpeza de superfície; quadros, painéis, consolas, cabinas, armários e outros suportes.

A nossa associada TEKEVER recebeu recentemente o prémio “Business International Award”, atribuído pela UK Trade and Investment.

Saiba mais sobre a TEKEVER, que abriu em 2013 uma filial no Reino Unido.

 

Overview | Enquadramento Económico | Relações Comerciais e Oportunidades de Negócio

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.