Gana - Overview

Conhecido no passado como a Costa do Ouro, o Gana ganhou a sua independência do Reino Unido em 1957, tornando-se o primeiro país da África subsariana a libertar-se do domínio colonial. Hoje, o Gana é considerado um dos países mais estáveis em toda a África Ocidental, fruto de um processo de transição política iniciado em 1992 e que se tem traduzido num constante reforço do sistema democrático e multipartidário, no qual o aparelho judiciário é reconhecido pela sua independência.gana

O ambiente político é ainda mais fortalecido pelas boas classificações que o Gana apresenta em matéria de liberdade de imprensa e de expressão – encontrando-se entre os três primeiros países em África nestes rankings –, factores que ajudam a compreender o sólido capital social de que o país beneficia, a que acresce a qualidade dos seus recursos humanos. De notar, ainda, que o Gana é dos países de mais baixo risco político em todo o continente africano e, claramente, o que menor risco político apresenta na região em que se insere: o Golfo da Guiné.

O carácter sólido e sustentado da sua economia é outra das grandes vantagens do país. Há mais de três décadas que o Gana vem apresentando uma trajectória ininterrupta de crescimento, afirmando-se como modelo para todo o continente. Se entre 1990 e 1999 a economia cresceu a uma média anual de 4,3%, a década seguinte viu este número subir para os 5,6% e para 10,2% entre 2011 e 2013. O ritmo de crescimento pode ter abrandado nos últimos três anos, ainda assim situando-se ligeiramente acima dos 3,7%, mas o país mantem-se entre as economias que mais têm crescido em toda a África Subsariana: é hoje a 7ª maior nesta região e a 2ª maior do Golfo da Guiné. O Outlook permanece positivo para os próximos cinco anos.

Esta consolidação do quadro económico tem-se também traduzido na criação de um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, no gradual aparecimento de uma classe média e na redução de forma sustentada dos níveis de pobreza.

Apesar de algumas vulnerabilidades ainda a ser superadas, o Gana apresenta-se hoje ao empresário estrangeiro como um país de oportunidades, uma economia orientada para o crescimento e desenvolvimento, apostada no fomento da iniciativa privada e na diversificação da sua estrutura produtiva.

 

Localização geográfica: África Ocidental, entre a Costa do Marfim (a Oeste) e o Togo (a Este), e com fronteira como Burquina Faso (a Norte)
Capital: Accra
Território: 227.533 Km2 (área terrestre)
População: 28.206.728 (Banco Mundial, 2016)
Língua: Inglês (oficial); outras línguas e dialectos locais
Moeda: Cedi Ganês (sem Franco CFA - Estado não pertencente à UEMOA)
Ranking Doing Business Report 2017: 108/190 (+ 3 posições)
Global Competitiveness Index 2017/2018: 111/137 (+ 3 posições)
Index of Economic Freedom-Heritage: 118/180 (- 6,8 pontos)
PIB taxa de crescimento real: 5,9%(est. 2017, FMI)

 

RISCOS E OPORTUNIDADES
RELAÇÕES COMERCIAIS COM PORTUGAL E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.