Argentina: Relações com Portugal e Oportunidades de Negócio

Depois de um declínio significativo (-28%) dos fluxos comerciais entre Portugal e a Argentina em 2014, os anos seguintes foram de clara retoma, com 2016 a registar um aumento na ordem dos 37%, com as trocas a atingirem um total de quase 184 milhões de euros.

Ao longo dos últimos cinco anos, a balança comercial entre os países tem variado entre saldos positivos e negativos para Portugal. O último ano encerrou com um saldo negativo para o nosso país, para o que contribuiu um aumento de mais de 130% das importações (que totalizaram 101 milhões de euros), face a uma contracção de 8,6% das exportações (que somaram 82,8 milhões de euros).

Estas dinâmicas de relacionamento tiveram expressão directa na evolução do posicionamento da Argentina enquanto nosso parceiro comercial, com o país a subir 13 posições no ranking de fornecedores, passando para a 49ª posição, e a descer 2 lugares no ranking de clientes onde passou a ocupar a 48ª posição.

Os primeiros dois meses de 2017 parecem reforçar este maior dinamismo das importações que, em relação ao período homólogo de 2016, subiram 53,1% contra uma diminuição das exportações de quase 20%.

Ainda assim, há razões para algum optimismo, pois, no quadro geral (entre 2012 e 2016), as exportações têm crescido a um ritmo superior ao das importações: 23,7% contra 18,1%.

PauloPortas

No último ano as exportações nacionais com destino à Argentina foram lideradas pelos combustíveis minerais (41,6%), madeira e cortiça (19,5%) e máquinas e aparelhos (13,1%). A maior distância surgiram as vendas de matérias têxteis e de metais comuns. Mas o maior destaque vai para as exportações de vestuário que registaram um aumento de quase 94%, bem como as exportações de veículos e outros materiais de transporte que subiram 52%, encontrando-se nestes sectores especial potencial de exportação. Existem igualmente nichos de oportunidade a explorar tratando-se do sector dos minerais e minérios.

Pelo potencial da economia argentina para as empresas portuguesas, a Câmara de Comércio lança uma missão empresarial a este mercado e, também, ao Uruguai, no próximo mês de Julho. Reserve já o seu lugar!

 

OVERVIEW
RISCOS E OPORTUNIDADES

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.