factores-que-potenciam-a-actividade-internacional

Durante a realização do estudo InSight pretendemos compreender quais os factores de contexto, as alavancas e as ferramentas que permitem às PME prosseguir esta dinâmica de crescimento tão acentuado da sua actividade internacional. 

 

factores-para-o-desenvolvimento-da-actividade-empresarial

Por um lado, e percebendo a enorme criticidade que «os primeiros clientes de um mercado externo» assumem na prossecução das estratégias de internacionalização das PME inquiridas (21% referiram-nos como «muito críticos» e 27% como «críticos»), quisemos perceber o que torna mais eficaz e eficiente encontrar esses clientes e com eles estabelecer relações comerciais.

Por outro lado, recordando uma das mais importantes ideias do 1.º inquérito, a de que as PME portuguesas prosseguem estratégias de internacionalização low-cost & low-risk, tentámos, nesta 2.ª incursão quantitativa, perceber quais os aspectos que mais têm contribuído para minimizar riscos e manter controlados os custos de abertura de novos mercados.

Quisemos também compreender o grau de relevância de diversas acções no desenvolvimento da actividade internacional das empresas.

Importa, neste contexto salientar que a centralidade das feiras não é transversal a todos os sectores. Se num extremo do espectro temos as indústrias [em que 65% das empresas inquiridas já participaram em feiras], o retalho [64%] e o alojamento e restauração [60%], no outro extremo temos sectores como a construção ou os transportes.
Na verdade, para cerca de 24% dos inquiridos observou-se um grau de concordância máximo com a ideia de que: «Participar em feiras com stands representa, geralmente, um investimento significativo sem retorno imediato».

accoes-para-o-desevolvimento-da-actividade-internacional

 

Uma actividade internacional facilitada pelo digital

utilizacao-tecnologica-na-internacionalizacao

54% dos gestores referem como «muito importante» a «facilidade de identificar e comunicar com novos clientes através da internet e de plataformas digitais» e 53% afirmam essa mesma «muita importância» no que se prende com a «facilidade em consultar informação sobre mercados na internet» (percentagens para 80% e 81% respectivamente se se considerar também aqueles respondentes que referem «importante» – 4 numa escala de 1 a 5).

Mas o digital é muito mais abrangente! É quase omnipresente ao longo de todo o ciclo de relação, da prospeção de mercados, até ao pós-venda, passando pela acção comercial one-to-one. Os dados levam-nos a imaginar relações que se conseguem gerir e alimentar de forma remota, em que o contacto presencial é pontual e focado em actividades de muito elevado valor acrescentado.

 

 

A multicanalidade do ciclo de relação

Neste mundo da comunicação permanente multicanal, fomos perceber a utilização que as empresas fazem dos diferentes canais e em que momentos o fazem no decurso da sua actividade e na relação com os seus clientes. Os resultados permitem-nos perceber uma criticidade e prevalência do e-mail em toda a cadeia, com expressiva apropriação por parte dos inquiridos. O contacto presencial é outro canal reconhecidamente crítico para as empresas, sobretudo nas primeiras fases do ciclo relacional com os seus clientes,
que exigem, naturalmente, um maior envolvimento e proximidade entre as partes.

top4canais

 

O estudo InSight foi realizado pela Câmara de Comércio em colaboração com o E-Monitor e conta com o patrocínio da CGD, MDS e Yunit Consulting. O segundo inquérito anual do InSight foi executado entre 24 de Outubro e 25 de Novembro de 2017, tendo sido respondido por 761 empresas, das quais 598 internacionalizadas/exportadoras.

Aceda à versão completa do estudo aqui


Outras noticias sobre o estudo

A internacionalização faz parte do ADN das PME Portuguesas

Alavancas que potenciam a internacionalização das PME

Modelos de internacionalização das PME portuguesas

Internacionalização: uma realidade diferenciada

Uma dinâmica de crescimento em curso

Conheça um "bom" perfil de um colaborador afecto à internacionalização

Um mood de optimismo crescente

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio