No cumprimento da missão a que se propôs, o InSight desenvolveu um indicador da confiança dos gestores das PME internacionalizadas, a bem de uma compreensão do mood destas entidades e das variáveis que a ele subjazem.
Pretendemos compreender esse mood fazendo confluir os sentimentos dos inquiridos relativamente ao presente que vivem e as suas expectativas face ao futuro que proactivamente tentam construir.
O Mood das PME internacionalizadas apresenta-se globalmente positivo, com 49% dos decisores com mood positivo e 41% com mood neutro.
MOOD CORRELACIONADO COM O CRESCIMENTO
O mood encontra-se altamente relacionado com o crescimento verificado pelas empresas no passado recente. Não sendo uma surpresa, a maioria das empresas que cresceram no último ano de actividade são também as mais optimistas.
HORECA E TRANSPORTES COMO OS MAIS OPTIMISTAS
Os sectores mais optimistas são, nomeadamente, o Horeca e os transportes e, em menor grau, os serviços técnicos.
Em comum, todos eles têm como característica estarem expostos à procura internacional, directamente (como no caso do canal Horeca, por via do turismo) ou indirectamente (no caso dos serviços técnicos).
Os sectores mais dependentes de procura interna, como seja a construção, apresentam menores níveis de optimismo.
EMPRESAS PRESENTES EM MAIS MERCADOS EXTERNOS SÃO MAIS OPTIMISTAS
O mood das empresas é tanto mais optimista quanto maior tende a ser a abrangência geográfica da actividade internacional das empresas inquiridas.
As empresas presentes em mais de 20 mercados externos são mais optimistas [67%]. A abrangência geográfica da sua actividade internacional permite-lhes ter uma menor dependência dos mercados externos onde estão presentes, e desta forma mitigar o risco da sua actividade.
Empresas presentes em apenas 1 mercado externo revelam um mood mais heterógeneo. E, são também, quando comparadas com as restantes, as mais pessimistas [21%].
O estudo InSight foi realizado pela Câmara de Comércio em colaboração com o E-Monitor e conta com o patrocínio da CGD, MDS e Yunit Consulting. O segundo inquérito anual do InSight foi executado entre 24 de Outubro e 25 de Novembro de 2017, tendo sido respondido por 761 empresas, das quais 598 internacionalizadas/exportadoras.
Aceda à versão completa do estudo aqui
Outras noticias sobre o estudo
A internacionalização faz parte do ADN das PME Portuguesas
Alavancas que potenciam a internacionalização das PME
Modelos de internacionalização das PME portuguesas
Internacionalização: uma realidade diferenciada
Uma dinâmica de crescimento em curso
Conheça um "bom" perfil de um colaborador afecto à internacionalização