Israel: Overview

Israel: uma economia dinâmica, diversificada e de alta tecnologia

 

Sobejamente conhecido no âmbito da política internacional, Israel permanece relativamente desconhecido para a generalidade das empresas portuguesas em termos económicos e comerciais. No entanto, esta que é já considerada uma start-up nation por excelência, tem vindo a destacar-se na região em que se insere pela solidez e resiliência da sua economia.

Missao Israel Destaque Camara Comercio Industria Portuguesa

 

Com apenas 68 anos de existência, a História de Israel é, na sua grande parte, uma História de conflitos. Situada no Médio Oriente entre o Líbano (a Norte), a Síria (a Nordeste), a Jordânia (a Este), o Egipto (a Sul) e territórios palestinianos (ou por estes reivindicados), as relações que Israel foi desenvolvendo com os seus vizinhos foram geralmente tensas e não raras vezes conflituosas.

 

Terminada a II Guerra Mundial, a ONU aprovou, em 1947, um plano de partição do território palestiniano até então sob domínio britânico que, na sua parte mais ocidental, daria origem a dois Estados: um judaico, outro palestiniano. Esta declaração não foi reconhecida pelo Egipto, Síria, Líbano e (Trans) Jordânia. Não obstante, a 14 de Maio de 1948 é declarada a independência de Israel. Os países árabes vizinhos reagiram de imediato e, no mesmo dia da retirada britânica, Israel foi invadido por forças egípcias, iraquianas, libanesas, sírias e transjordanas, a que se somavam voluntários da Líbia, Arábia Saudita e Iémen. Israel prevaleceu. Estava em causa a sua sobrevivência. Seguiram-se novas guerras regionais – a Guerra dos Seis Dias em 1967 e a Guerra do Yom Kippur em 1973 – e outras, como a invasão do Egipto em 1956, no quadro da crise de Suez, as duas guerras do Líbano (1982 e 2006) e os recorrentes conflitos com árabes palestinianos.

 

Em cada década um conflito. A natureza das relações estabelecidas foi determinante para a configuração da cultura estratégica do país e das suas políticas externa e de segurança. Mesmo tendo hoje como aliados alguns dos seus ex-inimigos, persistem factores desestabilizadores.

 

Ainda assim, Israel afirmou-se, cresceu, desenvolveu-se, e hoje apresenta-se como uma democracia parlamentar sólida, uma economia aberta, avançada, transparente, orientada para a inovação e conhecimento.

 

Enquadramento económico
Relações com Portugal e oportunidades de negócio

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.