Japão: Relações com Portugal e oportunidades de negócio

O comércio bilateral entre o Japão e Portugal, embora decorra de forma muito positiva, tem ainda grandes potencialidades para se desenvolver. Assim, o Japão, como cliente de Portugal, ocupou em 2014 a 36ª posição, estando na 28º posição como fornecedor de Portugal.

O saldo das trocas comerciais entre Portugal e o Japão tem sido favorável a este último, embora a diferença tenha vindo lentamente a diminuir. As exportações portuguesas para o Japão, em 2014, totalizaram 139 milhões de euros, sendo que as importações de produtos nipónicos, no mesmo período, ascenderam a 251 milhões de euros.

As principais exportações de Portugal para o Japão, por grupos de produtos, foram constituídas essencialmente por produtos alimentares (29,4%); químicos (21,2%); máquinas e aparelhos (15,3%); calçado (12,6%); minerais e minérios (9,5%) emadeira e cortiça (8,7%).

Quanto às importações provenientes do Japão, estas dizem respeito principalmente a veículos e outro material de transporte (35,5%); máquinas e aparelhos (32,4%); plásticos e borracha (10,7%): instrumentos de óptica e precisão (8,1%); metais comuns (4,5%) e químicos (4,4%).

O Primeiro-Ministro de Portugal realizou nos passados dias 26 a 28 de Março a primeira visita em 25 anos de um chefe do Governo português ao Japão. Nesta visita fez-se acompanhar, entre outros, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, pelo Ministro da Economia, António Pires de Lima.

Um dos objectivos prioritários desta deslocação foi o relançamento das relações económicas entre os dois países, tendo o Primeiro-Ministro português sido recebido na importante associação empresarial Keidanren, bem a JETRO – Japan External Trade Organization, onde procurou sensibilizar os empresários japoneses para os investimentos em Portugal e para as oportunidades criadas pelas privatizações. No entanto, o momento alto da visita foi a visita de Pedro Passos Coelho ao Palácio imperial, onde foi recebido por Sua Majestade o Imperador do Japão, altura em que foram realçadas as excelentes relações entre os dois países.

Face ao potencial de negócios e às oportunidades que oferece para as empresas portuguesas, a Câmara de Comércio vai organizar em Maio, em data a anunciar brevemente, o seminário Exportar & Investir – Japão.

 


Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.