Índia: Relações Comerciais com Portugal e Oportunidades de Negócio


Portugal IndiaAs relações económicas entre Portugal e a Índia têm vindo a apresentar um défice comercial para o nosso País, sendo que em 2013 as nossas exportações totalizaram 117,1 milhões de euros e as importações 387,9 milhões de euros. De acordo com os dados mais recentes do INE, entre Janeiro e Outubro de 2014, as exportações para este mercado representaram 79,4 milhões de euros e as importações 424,9 milhões de euros.

No que se refere à estrutura das exportações nacionais para a Índia, os principais grupos de produtos foram as máquinas e aparelhos (23,7%), químicos (13,2%), metais comuns (10,7%), plásticos e borracha (10,3%), combustíveis minerais (9,6%), pastas celulósicas e papel (7,6%), minerais e minérios (6,4%) e matérias têxteis (4,8%).

As importações provenientes da Índia foram compostas por matérias têxteis (29,8%), combustíveis minerais (11,7%), produtos agrícolas (10,5%), plásticos e borracha (8,7%), produtos químicos (8,6%), metais comuns (7,9%), máquinas e aparelhos (5,9%) e calçado (5,4%).

Quanto às oportunidades de negócio com a Índia, desde logo áreas como a indústria automóvel, a alimentar, a de componentes electrónicos, produtos eléctricos e energias renováveis constituem, entre outras, grandes oportunidades de negócio.

Entre os produtos cujas importações têm crescido na Índia estão, entre outros, os combustíveis minerais, os equipamentos eléctricos, os químicos e os plásticos e borracha.

 

 

RELAÇÕES COMERCIAIS COM PORTUGAL E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

 

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.