Angola entre a China e os EUA

Como consequência da política de expansão económica da República Popular da China, muitos países africanos acham-se altamente endividados a Pequim.

Angola é um desses países e, apesar do aumento dos preços do petróleo, ter melhorado a sua posição, continua a ser o país da região com maior dívida à China - cerca de 20 mil milhões de Dólares; desde o ano 2000, calcula-se que a China tenha emprestado a Angola mais de 40 mil milhões, que têm vindo a ser pagos em petróleo.

Para além da dívida, o boom da chegada de chineses no auge da euforia económica angolana, deu-se em 2012, quando estavam no país cerca de 250 mil. Os números desde então desceram significativamente andando pelos 20 mil em 2022.

Por outro lado, os Estados Unidos, devido à situação de rivalidade acrescida com a China, e de hostilidade com a Rússia, parecem mais abertos a voltar a olhar para a importância de Angola na sub-região austral.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.