
Uruguai
Neste artigo tem acesso a informação diversificada sobre este mercado que lhe permite ter uma visão geral sobre esta geografia e conhecer as relações que tem mantido com Portugal.
Aproveite a oportunidade para fazer negócios na América Latina com a CCIP.
Saiba mais sobre a Missão Empresarial à Argentina e Uruguai.
O Uruguai, segundo menor país da América do Sul, situa-se na parte centro-sul do continente e é limitado a Norte pelo Brasil, Estado do Rio Grande do Sul, a Leste pelo Oceano Atlântico, a Sul pelo Rio da Prata e a Oeste pela Argentina. O Uruguai cobre uma área de aproximadamente 181.034 Km2 e tem uma população estimada em 3,4 milhões de habitantes, dos quais cerca de 2 milhões vivem na área metropolitana da sua capital e maior cidade, Montevideu.
Destaca-se na América Latina por ser uma sociedade bastante igualitária e ter uma das menores taxas de pobreza da região – quase total ausência de pobreza extrema – e um dos mais baixos índices de analfabetismo da América Latina. Em termos relativos, a sua classe média é a maior da América e representa mais de 60% da sua população.
O sector agrícola é um dos principais motores da economia (sustentada nas exportações de carne, laticínios, grãos e produtos florestais). Metade da sua capacidade industrial é ocupada em atividades de processamento de produtos agrícolas.
O Uruguai é um pequeno país vizinho dos gigantes sul-americanos, Brasil e Argentina. Foi também pioneiro na criação de um Estado Social e só conheceu interrupção das liberdades públicas entre 1973 e 1985, quando no tempo dos presidentes Juan Maria Bordaberry, Aparício Mendez e Gregorio Alvarez, devido ao terrorismo esquerdista, as Forças Armadas intervieram, suspendendo a Constituição.
O actual presidente é Luis Lacalle Pou, líder do Partido Nacional; é filho de Luís Alberto Lacalle, que foi presidente entre 1990 e 1995, também pelo Partido Nacional. Mas os últimos mandatos tinham pertencido a uma coligação de esquerda, Frente Amplio, que dominou a Assembleia Nacional do país. Frente Amplio, fundada em 1971, tem uma dúzia de partidos, reúne sociais-democratas, socialistas e marxistas e está filiada na internacional Socialista e no Fórum de S. Paulo, tendo actualmente 42 deputados no Parlamento de 99.
O Partido Nacional, o partido do presidente Lacalle Pou, é um partido tradicional (foi fundado em 1836), como o partido Colorado. É um partido nacionalista, conservador em costumes e liberal em economia, mas reúne várias tendências conservadoras, democratas cristãs e até liberais e sociais-democratas, na Coligação Multicolor que, com 56 deputados em 99, tem a maioria no Parlamento.
O Uruguai tem algumas singularidades para um país da América do Sul: é um país com um grande equilíbrio social, sem as abissais desigualdades entre ricos e pobres que marcam a maioria dos Estados da região; foi pioneiro no sistema de tributação equilibrada e na construção de um Estado Social sustentável, onde 90% dos cidadãos acima dos 65 anos estão cobertos pelo sistema de pensões.
Estas características têm-se mantido ao longo dos últimos 20 anos; em 2020, o país sofreu, como toda a região, o impacto da Covid-19 e o PNB caiu 6,1%; mas logo em 2021, cresceu 4,4% e, no ano que terminou agora em Dezembro, atingiu os 4,8%.
Nos últimos anos, o Uruguai manteve uma balança comercial altamente positiva: em 2021, as exportações cresceram 43% em relação a 2020 (o ano charneira da epidemia) com um valor total de 11.549 milhões de Dólares norte-americanos. A carne bovina foi o principal produto exportado em valor; mas também houve aumentos significativos na exportação de energia eléctrica e de celulose, de madeira e de derivados das carnes, de soja e de concentrados de bebidas. Os destinos destas exportações foram, por ordem decrescente de valor: a China, com 28% do total das exportações (3.277 milhões de US Dólares), o Brasil, 16%, a União Europeia (14%) a Argentina (5%), os EUA (5%), o Egipto (4%). A carne bovina seguiu-se a celulose como principal exportação.
As trocas comerciais de bens transacionáveis entre Portugal e Uruguai representam um total de 11,9 milhões de Euros em exportações e 88,8 milhões em importações, no período 2017-2021, o que corresponde a um saldo negativo da balança comercial de cerca de -76,9 milhões de Euros (fonte- INE).
No mesmo período, Portugal exportou para o Uruguai 2,9 milhões de Euros em produtos dos sectores agrícola e agroalimentar, mar e florestas, enquanto as importações totalizaram os 79 milhões, com um saldo negativo de -76,1 milhões de Euros. Estes sectores representam perto de 23,9% do total de exportações de bens transacionáveis e 88,9% das correspondentes importações.
As principais exportações agrícolas e agroalimentares neste período foram leite e nata concentrados (38%), Vinhos de uvas frescas (27%) e produtos de padaria, pastelaria, etc. (11%). As importações agrícolas e agroalimentares mais relevantes foram carnes de bovino, congeladas (25%), carnes de bovino, frescas ou refrigeradas (18%) e Soja (16%).
O Uruguai, com os seus 3,5 milhões de habitantes, é um mercado de pequena dimensão. Porém pode constituir uma plataforma regional, já que apresenta vantagens de natureza legal, logística, de transportes e de infraestruturas.
Entre as prioridades setoriais definidas pelo Governo, contam-se a agroindústria, indústria farmacêutica e ciências da vida, tecnologias de informação e comunicação, florestas e madeiras, infraestruturas e serviços corporativos.
Nome Oficial: República Oriental do Uruguai
Capital: Montevidéu
População: 3,426 milhões (2021) Banco Mundial
Área: 181,034 km2
Moeda: Peso uruguaio
Idioma oficial: Castelhano
Governo: República Presidencial
Presidente: Luis Alberto Lacalle Pou
Religiões: 54.3% Cristãos (44.8% Católicos, 9.5% outros cristãos), 44.5% sem religião, 1.2% Outras
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0.809
Index of Economic Freedom- Heritage: Overall score 70.0 – World rank 34
Ease of Doing Business Index: 101º em 190
Ambiente de Negócios: Competitividade: 54º/141; Facilidade: 34º/177; Transparência: 18º/180; Risco geral BB; Risco económico B; (AAA=risco menor; D=risco maior)
A CCIP coloca à sua disposição três formas de abordar o mercado:
Peça a sua proposta através dos contactos internacional@ccip.pt | +351 213 224 067

