Uruguai

Mundo Uruguai

Uruguai

Neste artigo tem acesso a informação diversificada sobre este mercado que lhe permite ter uma visão geral sobre esta geografia e conhecer as relações que tem mantido com Portugal.

Aproveite a oportunidade para fazer negócios na América Latina com a CCIP.

Saiba mais sobre a Missão Empresarial à Argentina e Uruguai.

 

 

O Uruguai, segundo menor país da América do Sul, situa-se na parte centro-sul do continente e é limitado a Norte pelo Brasil, Estado do Rio Grande do Sul, a Leste pelo Oceano Atlântico, a Sul pelo Rio da Prata e a Oeste pela Argentina. O Uruguai cobre uma área de aproximadamente 181.034 Km2 e tem uma população estimada em 3,4 milhões de habitantes, dos quais cerca de 2 milhões vivem na área metropolitana da sua capital e maior cidade, Montevideu.

Destaca-se na América Latina por ser uma sociedade bastante igualitária e ter uma das menores taxas de pobreza da região – quase total ausência de pobreza extrema – e um dos mais baixos índices de analfabetismo da América Latina. Em termos relativos, a sua classe média é a maior da América e representa mais de 60% da sua população.

O sector agrícola é um dos principais motores da economia (sustentada nas exportações de carne, laticínios, grãos e produtos florestais). Metade da sua capacidade industrial é ocupada em atividades de processamento de produtos agrícolas.

 

 

O Uruguai é um pequeno país vizinho dos gigantes sul-americanos, Brasil e Argentina. Foi também pioneiro na criação de um Estado Social e só conheceu interrupção das liberdades públicas entre 1973 e 1985, quando no tempo dos presidentes Juan Maria Bordaberry, Aparício Mendez e Gregorio Alvarez, devido ao terrorismo esquerdista, as Forças Armadas intervieram, suspendendo a Constituição.

O actual presidente é Luis Lacalle Pou, líder do Partido Nacional; é filho de Luís Alberto Lacalle, que foi presidente entre 1990 e 1995, também pelo Partido Nacional. Mas os últimos mandatos tinham pertencido a uma coligação de esquerda, Frente Amplio, que dominou a Assembleia Nacional do país. Frente Amplio, fundada em 1971, tem uma dúzia de partidos, reúne sociais-democratas, socialistas e marxistas e está filiada na internacional Socialista e no Fórum de S. Paulo, tendo actualmente 42 deputados no Parlamento de 99.

O Partido Nacional, o partido do presidente Lacalle Pou, é um partido tradicional (foi fundado em 1836), como o partido Colorado. É um partido nacionalista, conservador em costumes e liberal em economia, mas reúne várias tendências conservadoras, democratas cristãs e até liberais e sociais-democratas, na Coligação Multicolor que, com 56 deputados em 99, tem a maioria no Parlamento.

O Uruguai tem algumas singularidades para um país da América do Sul: é um país com um grande equilíbrio social, sem as abissais desigualdades entre ricos e pobres que marcam a maioria dos Estados da região; foi pioneiro no sistema de tributação equilibrada e na construção de um Estado Social sustentável, onde 90% dos cidadãos acima dos 65 anos estão cobertos pelo sistema de pensões.
Estas características têm-se mantido ao longo dos últimos 20 anos; em 2020, o país sofreu, como toda a região, o impacto da Covid-19 e o PNB caiu 6,1%; mas logo em 2021, cresceu 4,4% e, no ano que terminou agora em Dezembro, atingiu os 4,8%.

Nos últimos anos, o Uruguai manteve uma balança comercial altamente positiva: em 2021, as exportações cresceram 43% em relação a 2020 (o ano charneira da epidemia) com um valor total de 11.549 milhões de Dólares norte-americanos. A carne bovina foi o principal produto exportado em valor; mas também houve aumentos significativos na exportação de energia eléctrica e de celulose, de madeira e de derivados das carnes, de soja e de concentrados de bebidas. Os destinos destas exportações foram, por ordem decrescente de valor: a China, com 28% do total das exportações (3.277 milhões de US Dólares), o Brasil, 16%, a União Europeia (14%) a Argentina (5%), os EUA (5%), o Egipto (4%). A carne bovina seguiu-se a celulose como principal exportação.

 

 

As trocas comerciais de bens transacionáveis entre Portugal e Uruguai representam um total de 11,9 milhões de Euros em exportações e 88,8 milhões em importações, no período 2017-2021, o que corresponde a um saldo negativo da balança comercial de cerca de -76,9 milhões de Euros (fonte- INE).

No mesmo período, Portugal exportou para o Uruguai 2,9 milhões de Euros em produtos dos sectores agrícola e agroalimentar, mar e florestas, enquanto as importações totalizaram os 79 milhões, com um saldo negativo de -76,1 milhões de Euros. Estes sectores representam perto de 23,9% do total de exportações de bens transacionáveis e 88,9% das correspondentes importações.

As principais exportações agrícolas e agroalimentares neste período foram leite e nata concentrados (38%), Vinhos de uvas frescas (27%) e produtos de padaria, pastelaria, etc. (11%). As importações agrícolas e agroalimentares mais relevantes foram carnes de bovino, congeladas (25%), carnes de bovino, frescas ou refrigeradas (18%) e Soja (16%).

 

 

O Uruguai, com os seus 3,5 milhões de habitantes, é um mercado de pequena dimensão. Porém pode constituir uma plataforma regional, já que apresenta vantagens de natureza legal, logística, de transportes e de infraestruturas.

Entre as prioridades setoriais definidas pelo Governo, contam-se a agroindústria, indústria farmacêutica e ciências da vida, tecnologias de informação e comunicação, florestas e madeiras, infraestruturas e serviços corporativos.

 

 

Nome Oficial: República Oriental do Uruguai

Capital: Montevidéu

População: 3,426 milhões (2021) Banco Mundial

Área: 181,034 km2

Moeda: Peso uruguaio

Idioma oficial: Castelhano

Governo: República Presidencial

Presidente: Luis Alberto Lacalle Pou

Religiões: 54.3% Cristãos (44.8% Católicos, 9.5% outros cristãos), 44.5% sem religião, 1.2% Outras

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0.809

Index of Economic Freedom- Heritage: Overall score 70.0 – World rank 34

Ease of Doing Business Index: 101º em 190

Ambiente de Negócios: Competitividade: 54º/141; Facilidade: 34º/177; Transparência: 18º/180; Risco geral BB; Risco económico B; (AAA=risco menor; D=risco maior)

 

A CCIP coloca à sua disposição três formas de abordar o mercado:

Peça a sua proposta através dos contactos internacional@ccip.pt | +351 213 224 067

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.