A CCIP vai realizar em março a Missão Empresarial à Argentina e ao Uruguai, dois mercados com grande potencial na América Latina.
A Argentina é a terceira maior economia da América Latina, depois do Brasil e do México. Com uma população estimada em 45,6 milhões de habitantes, no país destaca-se o setor agrícola muito orientado para a exportação. A par disto, o ramo industrial é diversificado e o país rico em recursos naturais.
Em 2021, estima-se que o país tenha conseguido recuperar cerca de 10,3% do PIB através de investimentos privados e do aumento do valor das exportações. O FMI prevê um crescimento do PIB de 2,5% em 2022 e de 2% em 2023.
O maior desafio do Governo prende-se com a contenção da inflação num contexto internacional de subida acentuada dos preços dos combustíveis e alimentação. Face a tal, as autoridades desenvolveram um conjunto de medidas para setores prioritários, nomeadamente as áreas da energia, agroindústria, biotecnologia e serviços baseados no conhecimento, turismo e telecomunicações.
As oportunidades de negócio na Argentina estão, sobretudo, em subsetores inovadores nas indústrias intensivas em tecnologia.
O Uruguai é um mercado pequeno, mas pode constituir-se como uma plataforma regional devido às vantagens legais, logísticas, de transportes e de infraestruturas. Mais do que isso, pode ser encarado como uma porta de entrada para o mercado brasileiro, argentino e restantes países que compõem o Mercosul ( Mercado Comum do Sul).
À semelhança do mercado Argentino, o setor agrícola é o motor da economia do Uruguai através do elevado número das exportações de bens alimentares e da capacidade industrial em processamento de produtos agrícolas.
A prioridade do Governo local é de restabelecer a rentabilidade das empresas como forma de atrair investimento e fazer crescer a economia. A sua ação prevê reduzir o défice fiscal através de um programa que inclua a austeridade e a racionalização da despesa pública, mantendo simultaneamente os benefícios para os sectores mais vulneráveis. Outros elementos-chave são o compromisso de comércio aberto, a reforma das relações laborais e as mudanças regulamentares e de gestão nas empresas públicas.
No Uruguai as oportunidades de negócio passam pela agroindústria, indústria farmacêutica e ciências da vida, tecnologias de informação e comunicação, florestas e madeiras, infraestruturas e serviços corporativos.
Esta missão empresarial multissectorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado.
Partida para Buenos Aires
Reuniões de briefing final para as agendas individuais
Reuniões individuais de negócios em Buenos Aires
Reuniões individuais de negócios em Buenos Aires
Partida para Montevideo
Reuniões individuais de negócios em Montevideo
Reuniões individuais de negócios em Montevideo
Partida para Lisboa
A realização desta missão poderá implicar um número mínimo de 7 empresas participantes.
Desistências comunicadas até dia 25 de fevereiro serão alvo de reembolso no valor de 25% do custo da participação.
As datas dos voos estão sujeitos a confirmação mediante disponibilidade.
Caso pretenda partir do Porto, por favor contacte-nos.
Programa sujeito a alterações para melhor adequação de contactos.
1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 18 de fevereiro de 2023.
2. Envio da apresentação da empresa em castelhano
3. Análise da viabilidade de negócios
4. Contacto da CCIP para validação de interesse
5. Pagamento do valor da inscrição
6. Construção da agenda
7. Viagem + Reuniões de negócio
* Devido ao panorama em que vivemos relativamente à flutuação de preços, nomeadamente no que diz respeito ao custo dos bilhetes de avião e disponibilidade de hotéis, a CCIP reserva-se o direito de ajustar o preço final da Missão em caso de aumentos inesperados das tarifas.
"A Missão foi bem organizada, conseguindo debelar, na sua maioria, as dificuldades esperadas no terreno. A identificação de potenciais parceiros foi bem sucedida e proporcionou um entendimento integrado do funcionamento do mercado que, com certeza, dará frutos. Uma solução bastante eficaz como abordagem a novos mercados."
Francisco Cabrita
Business Development | Tecnimede
Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!
Fale connosco.
Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067 (Chamada para a rede fixa nacional)
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.