Suíça

Relações Comerciais com Portugal e Oportunidades de Negócio

 

O saldo da balança comercial entre Portugal e Suíça é favorável ao nosso país, tendência que se tem verificado nos últimos três anos.

De acordo com os dados mais recentes do INE, no período de Janeiro e Maio do corrente ano, as nossas exportações para este mercado, ascenderam a 179 milhões de euros e foram essencialmente constituídas por produtos alimentares (13,5%); instrumentos de optica e precisão (10,2%); máquinas e aparelhos (9,3%); veículos e outro material de transporte (8,8%); vestuário (7,7%); químicos (6,9%); matérias têxteis (6%); plásticos e borracha (5,4%); calçado (5,1%); metais comuns (4,8%) e produtos agrícolas (4,6%), que no seu conjunto representaram 82,2% das exportações.

As importações com origem na Suíça totalizaram 114 milhões de euros no período em análise e foram dominadas por produtos químicos (70,1%); instrumentos de optica e precisão (9,3%), máquinas e aparelhos (9,3%); veículos e outro material de transporte (2,2%), que no seu conjunto representaram 90,9 % do total dos produtos importados.

Em 2013 as exportações de Portugal para a Suíça ascenderam a 419 milhões de euros, sendo que as importações da Suíça tiveram um valor de 281 milhões de euros. A Suíça ocupou o 16º lugar no destino das exportações portuguesas e o 25º enquanto fornecedor.

A par dos produtos supra identificados, analisando a capacidade de produção e exportação das empresas portuguesas e contrapondo-as às necessidades de importação Suíças poderão encontrar-se nichos concretos de oportunidade para as empresas portuguesas nomeadamente ao nível de: mobiliário, calçado, roupa de cama, mesa, tocador ou cozinha, produtos alimentares e bebidas, aquecedores eléctricos e outros aparelhos para aquecimento, tecnologias de informação e comunicação e materiais de construção.

Face ao potencial de negócios que o mercado oferece, a Câmara de Comércio vai organizar de 22 a 24 de Outubro, em colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal, uma missão empresarial a Zurique. Saiba mais aqui.

 

Overview | Enquadramento Económico | Relações Comerciais e Oportunidades de Negócio

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.