Rússia: Overview

Um player de destaque na economia mundial 

Pela sua posição geoestratégica, extensão territorial (o maior país do mundo em dimensão geográfica), pela vasta riqueza em recursos naturais, principalmente energéticos (um dos maiores produtores e detentores de reservas de petróleo, gás natural e carvão), pelo desempenho económico das últimas décadas e pela dimensão do seu mercado, a Rússia tem-se tornado alvo de interesse crescente para investidores internacionais. Em clara recuperação face à realidade dos anos 90, é hoje inegável a importância que a economia russa revela na economia e comércio mundiais e na atracção de fluxos de investimento.

overview

No final do milénio, era prioridade do Kremlin a reafirmação do país no quadro internacional e a recuperação económica foi um dos vectores-chave da estratégia de Moscovo com vista àquele objectivo. Com o início do governode Vladimir Putin, a Rússia iniciou uma trajectória de rápida expansão económica – com o PIB a aumentar a uma média acima dos 7% até ao início da crise em 2008 – fortemente apoiada na subida dos preços do petróleo no mercado internacional e no aumento das exportações de gás e de electricidade. O aumento da produção no sector industrial e o desenvolvimento do sector dos serviços foram outros dos pilares da estratégia seguida. Hoje, com uma agricultura e turismo também em crescimento, a Rússia tenta recuperar de dois anos de recessão, em muito explicados pela drástica descida do preço do petróleo e pela diminuição da procura externa fruto das sanções económicas impostas em resposta à situação na Crimeia e na Ucrânia. As perspectivas de crescimento são de 1,4% para 2017 e ligeiramente superiores para os anos seguintes.

As reformas estruturais adoptadas traduziram-se ainda numa gradual melhoria dos índices de competitividade desta economia, o que também tem animado os investidores. Será agora necessário vontade política no sentido da consolidação das tendências registadas no passado. Estes seriam sinais geradores de confiança para empresas e investidores, mas existem factores que poderão dificultar este objectivo. 

 

Localização geográfica: país transcontinental que ocupa todo o norte da Ásia, fazendo fronteira com o oceano Árctico, estendendo-se desde a Europa (Oeste dos Urais) até ao Pacífico Norte. Fronteira com 14 países.
Capital: Moscovo
Território: 16.377.742 Km2 (área terrestre). Costa de 37.653 Km
População: 142. 355.415 (CIA, WFB, est. Julho 2016)
Língua: Russo
Moeda: Rublo russo
Ranking Doing Business Report 2017: 40/190 (- 4 posições)
Global Competitiveness Index 2016-2017: 43/138 (+ 2 posições)
Index of Economic Freedom-Heritage 2017: 114/180 (+ 6,5 pontos)
PIB taxa crescimento real: 1,4% (est. 2017, FMI)

 
RISCOS E OPORTUNIDADES
RELAÇÕES COMERCIAIS COM PORTUGAL E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

 

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.