Os fluxos de comércio entre Portugal e a Polónia têm vindo a aumentar a uma média de 8,4% ao ano desde a crise de 2008.
No entanto, à excepção de 2013, o saldo da balança comercial tem sido prejudicial a Portugal com as importações a ultrapassarem as nossas exportações. O ano de 2015 não fugiu à regra. Não obstante um aumento de 16,9% das exportações com destino à Polónia – totalizando 553,2 milhões de euros – isso não foi suficiente para compensar os 585,5 milhões de euros de importações e que representaram uma subida de 9% face a 2014. Os primeiros dez meses de 2016 vieram reforçar este cenário, na medida em que o valor das importações (600,6 milhões de euros) ultrapassou, uma vez mais, o total atingido em exportações (478,7 milhões de euros).
Ainda assim, encontramos indicadores que permitem algum optimismo quanto a uma alteração deste cenário a médio e longo prazos. Não só o número de empresas exportadoras para a Polónia tem vindo a aumentar – em 2015 foram 1 236 – como o ritmo de crescimento das exportações tem sido superior ao das importações: 9,3% vs 7,8% entre 2009 e 2015.
Em 2015, ano em que a Polónia figurou como o 14º maior cliente de Portugal, com uma cota de 1,1% do total das nossas exportações, estas foram lideradas pelas vendas de máquinas e aparelhos, pastas celulósicas e papel, produtos agrícolas, plásticos e borrachas, veículos e outros materiais de transporte. Dados relativos aos primeiros dez meses de 2016 mostram uma estrutura de exportações relativamente semelhante. Poder-se-ão ainda encontrar nichos de oportunidade de negócio nas áreas do calçado, combustíveis minerais, instrumentos de óptica e precisão, peles e couros, bicicletas, caixas de fundição e medicamentos.
Depois do sucesso das edições de 2014, 2015 e deste ano, a Câmara de Comércio quer voltar a levar empresas portuguesas ao mercado polaco. Para isso, está a organizar, em parceria com a Câmara de Comércio Polónia Portugal (PPCC), uma missão empresarial de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro, com o objectivo de dar conhecer o ambiente de negócios do país, realizar reuniões individuais de negócios com empresas e empresários de acordo com o perfil de cada empresa participante e contactar com parceiros locais de referência. Consulte o programa detalhado e não perca esta oportunidade de conhecer o mercado polaco!

