noticia catolica

Arrancou oficialmente a Academia CEO Future Ready for Global Business, fruto da colaboração entre a Católica International Business Platform da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP).

Para serem membros-aderentes, os decisores de primeira linha das empresas e entidades relacionadas com a Internacionalização, deverão frequentar cinco dias de formação para alinhar expetativas em torno de um propósito comum - acelerar a internacionalização sustentável das empresas portuguesas com elevado potencial de crescimento.

A iniciativa foi apresentada no CEO Breakfast realizado na sede da CCIP no passado dia 21 de setembro no qual se realizou uma reflexão sobre o impacto que a internacionalização pode ter no desenvolvimento das empresas e no crescimento da economia nacional, e se detalhou o conceito da Academia CEO e o programa de formação “da exportação à internacionalização” cuja primeira edição arranca a 17 de novembro na Católica-Lisbon.

Numa sala composta por cerca de oitenta líderes empresariais, institucionais e académicos, ainda houve tempo para desafiar a audiência a refletir sobre o significado de “Ambição à medida” e sobre a importância de se ter um rumo e de se medir o progresso.

No final, os participantes foram incentivados a assumirem-se como “advocators”, tomando a iniciativa de se inscreverem no programa de formação para poderem ser os primeiros membros aderentes da Academia CEO.

 

João Pedro Guimarães, Secretário-Geral da CCIP: “Esta iniciativa vem colmatar uma lacuna na formação C-Level e aporta mais-valias únicas para o ecossistema de internacionalização - a reconhecida experiência da CATÓLICA-LISBON na formação de executivos, a experiência da CCIP enquanto especialista em internacionalização, e o carácter inovador da Católica International Business Platform na produção de conhecimento em parceria com as empresas. Os empresários podem desenvolver relações no seio desta comunidade, a Academia CEO, que lhes permitirão encontrar respostas para desafios complexos e por ultrapassar”.

Miguel Athayde Marques, Vice-Reitor da Universidade Católica, Professor de Gestão e Cofundador da Católica International Business Platform: “Sabemos que a internacionalização pode criar mais valor económico para Portugal e para as empresas, mas não podemos continuar a apostar apenas na exportação, não queremos ser a fábrica da Europa”.

Margarida M. Ramalho, Docente da Católica-Lisbon e Cofundadora e Diretora Executiva da Católica International Business Platform: “Queremos criar uma comunidade de líderes empresariais, institucionais e académicos comprometidos com o propósito de catalisar o ecossistema de internacionalização. Estar comprometido significa ter disponibilidade para colaborar na partilha de conhecimento. A “porta de entrada” na Academia CEO é um programa de formação porque precisamos de alinhar conceitos e expetativas, temos de falar a mesma
linguagem para refletir, debater e procurar novas soluções”.

Céline Abecassis-Moedas, Dean Executive Education Católica Lisbon: “O programa - da exportação à internacionalização-, pretende, na prática, alinhar “frameworks” de gestão estratégica para a internacionalização e ativar skills para a liderança com pensamento sistémico. O corpo docente inclui elementos com carreira académica e ligação às empresas, e elementos com carreira executiva e ligação à academia - o programa inclui oito casos de empresa, sete debates para reflexão, três “game changers”, visita a duas empresas, e um questionário final para self-assessment”.

António Sacavém, Docente da Católica-Lisbon Leadership Lab: “Há líderes que têm ambição à medida e líderes que não têm ambição – estes caminham ao sabor do vento, não têm uma estratégia coerente e, mais cedo ou mais tarde, corre mal!! Faz lembrar aquele episódio do livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, quando Alice pergunta ao Gato de Cheshire para onde vai uma determinada estrada, e o Gato pergunta: “Para onde quer ir Alice?”, Alice responde que não sabe para onde quer ir, e então o Gato diz: “Nesse caso qualquer caminho serve”.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado