Noticia-certificados-de-origem

Acelere a sua exportação com o site de verificação dos certificados de origem (CO)

A fraude na certificação de origem não é uma novidade no mundo do comércio internacional. No entanto, desde o surto de COVID-19, existiu um aumento significativo do número de casos de fraude, nomeadamente quando se trata de remessas para o combate à pandemia.

Os funcionários das alfândegas, a nível mundial, procuram constantemente o Selo ICC WCF CO das Câmaras de Comércios Acreditadas pela ICC nos CO que recebem, antes de permitir que as mercadorias entrem no seu país, de forma a garantir a autenticidade dos mesmos.

Com o site de verificação de CO, este processo é realizado em apenas alguns minutos, garantindo o rápido desalfandegamento das mercadorias. Deste modo, não constitui uma surpresa que o site de verificação, no ano de 2020, tenha atingido um número recorde de acessos por parte das alfândegas (+ 193% em relação a 2019).

 

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa é a única entidade portuguesa emissora de co eletrónicos devidamente acreditada pela icc e a única com acesso ao site de verificação

 

Em janeiro de 2013, todas as organizações e administrações alfandegárias mundiais foram notificadas sobre a implementação do site de verificação para os CO desenvolvido pela ICC WCF. Criado para apoiar os membros da Cadeia de Acreditação de CO da ICC WCF International, o site permite que as autoridades alfandegárias verifiquem a autenticidade dos CO emitidos pelas Câmaras Acreditadas, através da utilização de uma plataforma segura.

As autoridades aduaneiras podem validar o CO inserindo na plataforma o número do certificado e selecionando a Câmara de Comércio Acreditada emissora. As informações do CO são imediatamente disponibilizadas, nomeadamente a data de emissão, o nome do expedidor e as informações de contacto da Câmara emissora. Se o CO não tiver sido emitido por uma Câmara Acreditada, surge de imediato uma notificação de segurança, garantindo assim a fiabilidade do sistema de verificação.

 

4 vantagens do site de verificação de CO
  • Acreditação

Criado para os membros da Cadeia de Acreditação de CO, o site de verificação reforça os padrões internacionalmente aceites na Certificação de Origem.

  • Segurança

Para garantir a autenticidade das informações apresentadas, apenas as Câmaras emissoras estão autorizadas a transferir dados para a plataforma global.

  • Padronização

Os dados transferidos são carregados diariamente no site de verificação de CO. As informações incluem o número do CO, a data de emissão e o nome do expedidor do CO.

  • Eficiência

O site de verificação permite que as autoridades alfandegárias, embaixadas e quaisquer outras entidades envolvidas no processo de verificação, confirmem a autenticidade da informação presente nos CO ainda antes da chegada das mercadorias.

Para saber mais fale connosco através do telefone 21 322 40 50 ou do email certif@ccip.pt.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado