3-razoes-para-usar-certificado-de-origem

Para acompanhar a rápida mudança no Comércio Internacional e dar resposta às necessidades dos diversos operadores económicos, as Câmaras de Comércio mundiais têm vindo a adaptar os seus serviços, nomeadamente, através da disponibilização do Certificado de Origem no formato electrónico (eCO). Actualmente, os eCOs são emitidos por diversas Câmaras de Comércio em todo o mundo e contribuem significativamente para um ambiente comercial mais seguro, ajudando as empresas exportadoras a economizar tempo e dinheiro.

 

A CCIP disponibiliza, desde 2017, o Certificado de Origem Electrónico (eCOs) aos seus clientes, tendo sido a entidade pioneira na sua disponibilização em Portugal.

Neste artigo damos-lhe a conhecer 3 razões pelas quais os exportadores devem utilizar os eCOs.


1. POUPA TEMPO

Em vez de contratar um estafeta ou de ter de aguardar o envio do Certificado de Origem via CTT, pode receber o eCO directamente na sua caixa de correio electrónica, poucas horas após efectuar o seu pedido de Certificado de Origem Online. Permite poupar dias no processo de obtenção do seu Certificado de Origem, assim como, no processo de envio para o seu comprador.

 

2. POUPA DINHEIRO

Com o modelo tradicional de Certificado de Origem, os exportadores tinham um custo elevado com o envio da documentação para o país importador da mercadoria. O Certificado Electrónico permite reduzir esses custos.

 

3. MAIS SEGURO

Os Certificados de Origem Eletrónicos são mais seguros. Cada Certificado de Origem Eletrónico emitido é assinado digitalmente, garantido a sua proveniência e autenticidade.
Os nossos Certificados são emitidos de acordo com regras internacionais de acreditação da International Chamber of Commerce, o que significa que a sua emissão corresponde a um conjunto de requisitos de qualidade e que podem ser validados electronicamente em qualquer lugar do Mundo, acedendo ao portal da ICC World Chambers Federation em https:\\certificates.iccwbo.org. A CCIP é a única entidade emissora Certificada pela ICC em Portugal.

 


O QUE É O CERTIFICADO DE ORIGEM E PARA QUE SERVE?

O Certificado de Origem é um documento utilizado em relações de comércio internacional. Permite aos exportadores atestarem a origem dos seus produtos, sendo este também utilizado pelo importador com o mesmo objectivo. Praticamente todos os países do mundo consideram a origem das mercadorias importadas, para determinar o valor do imposto aplicado, pelo que, é fundamental a utilização deste documento no comércio internacional.

 

O ECO PODE SER UTILIZADO EM TODOS OS MERCADOS?

Os Certificados de Origem Electrónicos não são de todo uma novidade. São emitidos milhões todos os anos sem qualquer tipo de objecção, embora, ainda exista um caminho a ser percorrido, de forma a consciencializar todos os operadores de que não existe qualquer entrave na sua utilização. Deste modo, podemos afirmar que os eCOs são aceites em todo o mundo, já que, não existe qualquer legislação ou regra que impeça a aceitação dos eCOs nos diversos países importadores.

 

POSSO VERIFICAR ELECTRÓNICAMENTE A VALIDADE DO ECO?

No prazo máximo de 24 horas, após a emissão, em qualquer lugar do mundo, qualquer um dos intervenientes, pode validar, de forma autónoma e electrónica, a integridade e credibilidade do Certificado de Origem Electrónico. Para validar a autenticidade do mesmo, basta utilizar os dados fornecidos no próprio Certificado de Origem (Nº de Certificado, Data de Emissão e Company ID).

 

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa é a única entidade Portuguesa emissora de Certificados de Origem Electrónicos devidamente acreditada pela ICC.

Aqui, vai encontrar uma equipa disponível para esclarecer todas as suas dúvidas e explicar-lhe os benefícios na utilização deste documento.

 

"Sabemos que cada exportação possui as suas próprias particularidades e fazemos o possível para orientar de forma personalizada as empresas e ajudá-las nas suas operações internacionais."

 

Para saber mais fale connosco através do telefone 21 322 40 50 ou do email certif@ccip.pt.

 

Autor: André Costa | Coordenador Emissão de Certificados de Origem | Departamento de Comércio Internacional da Câmara de Comércio

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado