A Alemanha é a maior economia europeia, com um PIB de 3.400 mil milhões de euros, sensivelmente 16 vezes superior ao português. É simultaneamente a quarta maior economia mundial e aquela que confere dimensão de superpotência económica à Europa.
A economia alemã, altamente virada para o comércio internacional, impulsionada por um mercado de trabalho sólido, registou um excedente de 58 mil milhões de euros em 2019, tendo sido o quinto ano consecutivo em que se regista um excedente.
Na situação atual, o Estado alemão goza de considerável folga para pôr de pé um estímulo fiscal interno equivalente a 40 por cento do PIB, orçado em 1.350 mil milhões de euros, ao mesmo tempo que lidera o plano de recuperação europeu orçado em 750 mil milhões de euros, do qual se assume como principal contribuinte.
Este é um mercado líder em inovação e, perante a revolução da Indústria 4.0 que na Alemanha ganha particular expressão, as empresas portuguesas que a ela conseguirem aderir, poderão aspirar a um patamar de igualdade com parceiros alemães.
São 4.460 as empresas que exportaram para a Alemanha em 2019, num crescimento acumulado e regular de 46 por cento desde 2015. Ainda assim, 35 anos após a adesão de Portugal à União Europeia, subsistem todo um caminho a percorrer e oportunidades por explorar. Mais importante do que o aumento de empresas exportadoras, é o seu ganho de escala e poder negocial, através de consolidação, bem como a fixação de filiais de empresas portuguesas na Alemanha.
O consumidor alemão caracteriza-se por ser extraordinariamente exigente, por valorizar flexibilidade e rapidez na entrega do produto/serviço, que compra cada vez mais online, tendo particular apetência por produtos de qualidade, diferenciados, customizados, produtos de forte componente tecnológica e de vanguarda.
Este país apresenta oportunidades num vasto leque de setores. De destacar o vestuário e calçado de alta qualidade, produtos do setor têxtil, mobiliário de luxo, produtos do setor agroalimentar (destacando os produtos biológicos) e no setor dos vinhos, a indústria de ponta e alta tecnologia e componentes automóvel.
Esta missão empresarial multissetorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado.
Pretende-se com esta missão proporcionar às empresas participantes um conjunto de oportunidades, tais como:
Conhecer os principais operadores do mercado no setor de cada empresa;
Estabelecer contactos com o meio empresarial local;
Contactar com parceiros locais de referência.
Entrega das agendas finais das reuniões online
Reuniões individuais de negócios
Reuniões individuais de negócios
Reuniões individuais de negócios
Reunião online final de avaliação da missão
Poderão ter de ser agendadas reuniões fora destas datas, de acordo com a disponibilidade das empresas locais.
1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 4 de junho.
2. Envio da apresentação da empresa em inglês
3. Análise da viabilidade de negócios
4. Contacto da CCIP para validação de interesse
5. Pagamento do valor da inscrição
6. Construção da agenda
7. Realização das reuniões de negócios online
Análise diagnóstico da preparação da empresa em participar na Missão
"Importa realçar a simplicidade e eficácia do apoio da Câmara de Comércio, em primeiro lugar na preparação da missão em termos logísticos e de seleção das reuniões de negócios, em segundo lugar, na participação in loco, com acompanhamento direto no decorrer de toda a missão. Sem dúvida que o apoio da Câmara de Comércio cria valor acrescentado às empresas fazendo-as chegar a novos mercados de forma muito bem direcionada, destacando-se o modelo de missão empresarial pela sua eficácia comercial."
Miguel Xavier
Sales | Limeport
Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!
Fale connosco.
Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067
Venha fechar negócios num dos países com maior crescimento mundial
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.