Formação sobre Riscos Bancários - Online

Categoria
Formação
Data
28 06 2021 09:00

A situação macroecocómica atual de Portugal, da Europa e do Mundo & Perspetivas futuras para os próximos anos

Como a Banca se tem adaptado a este enquadramento e quais as recentes alterações regulatórias que por sua vez tem implicações nas empresas e nos cidadãos em geral?

Que meios de cobrança e pagamento as empresas têm ao seu dispor e quais as vantagens e inconvientes de cada uma dessas soluções?

Num contexto de tanta incerteza como se poderá gerir melhor o risco de crédito?

É com estas premissas que partimos para uma formação que pretende dotar os participantes de conhecimento que lhes permita saber que opções dispõe junto da Banca e que lhes permita optar pela melhor solução em cada caso concreto e com o menor risco possível.

 

PROGRAMA

1. Riscos políticos, cambiais e comerciais. Enquadramento Macroeconómico.

- Situação económica mundial, europeia e portuguesa (2008-2021, Futuro…)
- A Banca Internacional. A crise do “subprime”. A crise da dívida soberana
- Perspetivas dos Mercados de Crédito 2021/2022
- Acordos de Basileia e suas implicações. Rating


2. Meios de Cobrança/Pagamento Internacionais: Vantagens e Inconvenientes. Documentação Bancária. Regras e Usos uniformes relativos aos créditos documentários

- Comércio Internacional: Os riscos e os métodos de pagamento. Trade Finance
- O Papel e a oferta dos Bancos, os protocolos internacionais
- Meios de pagamento: Notas, Cheque, Cheque s/ estrangeiro e Pagaré, Transferências, Cartões de Débito/Crédito, Cobranças de Exportação/Importação, Descontos sobre o estrangeiro com remessa ou com letras em carteira e Forfaiting, Créditos Documentários de Exportação, Garantias Bancárias, Avales, Declarações de Capacidade Financeira


3.Risco de Crédito e sua gestão

- Seleção criteriosa dos clientes
- Seguro de Crédito

 

DESTINATÁRIOS

Todos os profissionais que exerçam atividade na área internacional.

 

FORMADOR

Luis MeloLuis Castro de Melo

Pela Faculdade de Economia do Porto é Licenciado em Gestão tendo mais tarde frequentado um MBA em Marketing Executivo pela Porto Business School.
Desde 2017 que é Administrador da BebéVida tendo até essa altura desempenhado funções como Diretor do Novo Banco, onde foi responsável pela área de crédito, preço e recursos humanos.
Desde 2004 que exerce funções como Docente na Universidade do Porto colaborando com a Porto Business School em cursos de Pós-Graduação onde é responsável pelas cadeiras de Financiamento de Comércio Internacional e Exportações.

 

CALENDÁRIO & HORÁRIO

28 e 29 de junho das 9h00 às 13h00

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Live Training

Permite que cada participante assista, em tempo real, à formação/exposição do formador, interagir com os colegas/participantes e tudo isto com a vantagem de não ter de se deslocar.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

8 horas

 

VALOR DO INVESTIMENTO

  • Associado: 250€
  • Não associado: 300€

* Os valores apresentados já incluem IVA à taxa legal.

 

INSCRIÇÕES

Para se inscrever basta preencher e submeter o formulário que consta na parte superior desta página.

Posteriormente, receberá um e-mail com a confirmação da sua inscrição, após o qual deverá proceder ao pagamento por transferência bancária para EUROBIC - PT50 0079 0000 60773521101 92. O valor da inscrição deverá ser liquidado antes da data do evento e o comprovativo enviado por e-mail para formacao@ccip.pt.

Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48h, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a efetuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.

Consulte a política de cancelamento e o regulamento da formação.

 
 

Todas as datas

  • 28 06 2021 09:00

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.