Já importa ou exporta e por vezes sente dificuldade em, num contrato internacional de compra e venda, mencionar os documentos necessários?
Tem a certeza que numa proposta ao seu cliente apresenta os documentos absolutamente necessários?
Sabe como fazer uma gestão de origem/destino, para uma operação aduaneira bem sucedida e sem custos adicionais?
Conscientes que a internacionalização é uma alavanca importante para as empresas, e sendo o tema dos documentos internacionais extremamente premente, no final desta formação vai importar e/ou exportar os seus produtos de uma forma mais eficiente e com redução de custos.
Conteúdos Programáticos
1. Modelos de negócio - mercados comunitários e extracomunitários
- Direito aduaneiro europeu
- Novos modelos de negócio - a gestão do projeto
2. Formação do contrato em operações de importação e exportação
- Fase preparatória e discussões iniciais
3. A importância da composição do set documentário e o controlo de custos
- O documento e o seu impacto financeiro
- O documento e o seu impacto fiscal
4. Mercadorias com regimes especiais - físicos
5. Formas de evitar custos adicionais
- Discussão prévia do contrato
6. A validade das documentações - o papel dos Certificados, a sua função e validade
7. Informação a levantar para novos mercados não-comunitários
8. Expectativas de evolução futura - desmaterialização de documentação
9. Verificação de mercadorias na importação e exportação
10. Penalizações por documentações mal emitidas
- Impacto a nível bancário
- Impacto a nível aduaneiro
Público-alvo
Valor do investimento
Associado | Não Associado | ||
Antes - 258€ | Agora - 123€ | Antes - 345€ | Agora - 222€ |
* Os valores apresentados já incluem IVA à taxa legal.
Calendário e horário
Datas: 24, 25 e 26 de Junho
Horário: 09h00 às 13h00
Carga horária total
12 horas
Forma de organização da formação
Online
Formadora
Margarida Ribeiro
Mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, actual Universidade de Lisboa. Formadora certificada sénior Internacional, consultora em mercados internacionais, colaborando com várias entidades nas áreas do comércio internacional e na área alfandegária. Possui larga experiência empresarial, quer pública quer privada, tendo sido responsável, durante largos anos, pela administração de uma entidade ligada ao comércio externo.
Possui experiência no ensino universitário privado e público, com intervenção nas várias áreas do comercio internacional, integrando o corpo docente de várias Pós Graduações e Mestrados Executivos.
Inscrições
Para se inscrever basta preencher e submeter o formulário que consta na parte superior desta página. Posteriormente, receberá um e-mail com a confirmação da sua inscrição, após o qual deverá proceder ao pagamento por cheque à ordem de "Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa" ou por transferência bancária para EUROBIC - PT50 0079 0000 60773521101 92.
O valor da inscrição deverá ser liquidado antes da data do evento e o comprovativo enviado por e-mail para formacao@ccip.pt.
Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48h, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a ecfectuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.
Consulte a política de cancelamento e o regulamento da formação.
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.