Meet-the-Market Senegal

Categoria
Seminário
Data
28 06 2019 09:30 - 12:00

Sobre o Senegal

O Senegal é uma jovem nação, independente desde 1960 e, hoje em dia, assume-se como uma das mais estáveis democracias do continente africano, já com um longo historial de participação em missões de paz e em processos de mediação regionais.

Para além da sua estabilidade política, o Senegal está entre os dez países mais competitivos da África subsaariana prevendo-se uma taxa de crescimento em 2019 superior a 5%.

O sector agrícola constitui o motor da economia senegalesa e contribui com 14,9% para o PIB, absorvendo mais de 75% da população. Já o sector secundário, que representa 22,7% do PIB, assenta na extração e transformação de fosfatos, na indústria agroalimentar, na construção e obras públicas e na produção de cimento. O sector terciário é responsável por 62,4% do PIB e assenta, sobretudo, na atividade turística, uma importante fonte de divisas para o país.

As perspectivas económicas do Senegal a médio prazo permanecerão positivas enquanto as suas reformas estruturais forem sustentadas e aprofundadas e o ambiente externo permanecer benigno, esperando-se metas de crescimento superior a 7% a partir de 2019.

dados-senegal


Programa

09h30 Registo dos participantes

10h00 Abertura
João Pedro Guimarães | Secretário Geral | Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa
Cheikh Ahmed Tidiane N'doye | Embaixador | Embaixada do Senegal em Portugal*

10h15 Senegal - uma perspectiva histórica
Carlota Ahrens Teixeira | Consultora | Gaporsul

10h30 Senegal - ambiente de negócios e oportunidades para as empresas portuguesas
Orador a confirmar

10h45 Como fazer negócios e exportar para o Senegal
Gonçalo Terenas | Presidente | Câmara de Comércio e Indústria e Promoção Cultural Portugal – Senegal e Africa Ocidental

11h00 Experiências de empresas no Senegal
Empresas a confirmar

11h30 Debate

12h00 Encerramento

* a confirmar

 

Local e horário

Esta sessão realiza-se na sede da Câmara de Comércio (Rua das Portas de Santo Antão, 89 - 1169-022 Lisboa), no dia 28 de Junho, das 09h30 às 12h00.

 

Inscrições

A participação nesta iniciativa é gratuita para Associados e Não-Associados mediante inscrição prévia. Para isso, basta clicar no botão 'Inscreva-se Já' (situado no topo desta página), preencher e submeter o formulário respectivo. Posteriormente, receberá um e-mail com a confirmação da sua inscrição.

 

apoio-cgd

 
 

Todas as datas

  • 28 06 2019 09:30 - 12:00

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.