Este é um curso dirigido a todos os empresários e empreendedores para aquisição de sólidas competências no uso de ferramentas de inteligência artificial generativa, nomeadamente o ChatGPT, que lhes permitam concretizar melhorias significativas na eficiência e inovação das suas atividades comerciais.
No contexto atual, caracterizado por um ambiente altamente digital e competitivo as organizações procuram constantemente melhorar a eficiência e a qualidade dos seus serviços, tendo o Chat GPT emergido como uma ferramenta essencial na transformação digital.

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VALOR DE INVESTIMENTO
HORÁRIO
29 de setembro, das 09h00 às 13h00
CARGA HORÁRIA TOTAL
4 horas
PÚBLICO-ALVO
Todos os interessados que queiram progredir na carreira e melhorar os seus conhecimentos em inteligência artificial aplicada ao contexto comercial, para efeitos de trabalho e competitividade no mercado.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver competências de utilização prática do ChatGPT, em contexto corporativo, com foco na transformação digital das atividades comerciais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender os fundamentos do funcionamento do ChatGPT, incluindo os conceitos-base da inteligência artificial generativa e a sua evolução
Distinguir as funcionalidades e limitações das versões gratuita e paga do ChatGPT, com vista à sua melhor aplicação no contexto profissional
Criar e ajustar prompts eficazes e estratégicos, adaptados às diferentes necessidades da atividade comercial (comunicação, prospeção, negociação, organização, entre outros)
Aplicar o ChatGPT em situações práticas do dia a dia profissional, através de estudos de caso, simulações e exercícios orientados para a realidade comercial
Identificar boas práticas de utilização da ferramenta em contexto empresarial, respeitando princípios de clareza, ética e eficiência
PROGRAMA
MÓDULO I | Introdução ao ChatGPT e fundamentos da IA generativa
Aplicações práticas do ChatGPT em diferentes áreas da atividade comercial (exemplos reais)
O impacto da IA generativa na produtividade, criatividade e tomada de decisão
MÓDULO II | Aplicação prática e construção de prompts
O que são prompts e como o ChatGPT os interpreta
Regras fundamentais para escrever bons prompts: clareza, contexto, papel, tom e formato
Construção de prompts adaptados a tarefas comerciais: – Redação de emails comerciais, propostas e mensagens para clientes – Suporte à prospeção e análise de perfis – Apoio à criação de conteúdos (posts, FAQs, apresentações, etc.)
Estudos de caso e simulações práticas no contexto empresarias
Boas práticas
FORMADOR

Pedro Caramez é atualmente o único consultor dedicado exclusivamente à rede profissional Linkedin em Portugal, com mais de 50.000 seguidores nesta rede. Em 2009, publicou o seu primeiro livro sobre o Linkedin e, em Abril de 2013, o livro “Como Ter Sucesso no Linkedin” saiu para as livrarias. Escreveu artigos e entrevistas em vários jornais nacionais (Expresso, Público, Jornal de Notícias, Vida Económica, Human Resources Portugal, Revista Human, etc.). Consultoria de Linkedin em vários domínios: Social Selling, Social Recruiting, Employee Advocacy. Orador, formador e consultor de variados projetos dedicados ao Linkedin e a outras redes sociais. Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais (LISS – Univ. Lusófona; ISVOUGA; Univ. Europeia; IPAM; IPVC).
METODOLOGIA
A metodologia de formação passa pela utilização dos seguintes métodos:
Expositivo: este método será utilizado essencialmente para a exposição dos conteúdos considerados pertinentes pelo formador para as aprendizagens dos formandos.
Interrogativo: este método, com recurso à formulação de perguntas, terá como função motivar e promover a participação dos formandos a desenvolver e a partilharem as suas ideias.
Demonstrativo: este método será utilizado para demonstração e exemplificação pelo formador de conteúdos práticos da formação e, posteriormente, para prática por parte dos formandos;
Ativo: este método será utilizado para aplicação prática dos conceitos aprendidos, uma vez que o formando tem um papel dinâmico a desenvolver na transposição para a prática através do desenvolvimento de trabalhos e análise de estudos de caso práticos e outros exercícios de aplicação dos conhecimentos teóricos.
REGRAS DE ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE
Para obtenção do Certificado de Formação Profissional, a assiduidade dos formandos deverá ser de 90%, existindo uma tolerância permitida de 15 minutos após a hora definida para o início de cada sessão.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Em termos de metodologia de avaliação das aprendizagens, esta irá incidir na Avaliação Contínua, que será realizada ao longo do curso, tendo por base os seguintes indicadores: Participação, Relacionamento Interpessoal, Aplicação de Conhecimentos Adquiridos (resultante do desempenho nas atividades ao longo do curso), e Pontualidade, avaliados numa escala de 1 a 5 (1 = Muito Insuficiente; 2 = Insuficiente; 3 = Suficiente; 4 = Bom; 5 = Muito Bom).
Assim, o formando é considerado aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 3 = Suficiente. Caso obtenha uma classificação inferior a 3 = Suficiente o formando é considerado não aprovado. O formando deve ainda respeitar o critério de assiduidade de 90% da carga horária para ter aproveitamento no curso.
MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Formação Contínua | Outra formação não inserida no Catálogo.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Formação Live Training (online).
CRITÉRIOS DE EMISSÃO DE CERTIFICADO
Os formandos obtêm um certificado de formação profissional, emitido de acordo com a legislação em vigor, caso obtenham aproveitamento no curso e cumpram com as regras de assiduidade definidas.
Os critérios de aproveitamento encontram-se definidos na Metodologia de Avaliação.
ESPAÇOS E REQUISITOS LOGÍSTICOS
Não aplicado uma vez que a ação decorre online, tendo cada participante que assegurar as suas condições logísticas por forma a poder acompanhar as sessões sem interrupções e sentados confortavelmente.
RECURSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
A formação será desenvolvida com a integração de todos os recursos didático-pedagógicos necessários a uma formação de qualidade, nomeadamente:
SUPORTES DE APOIO À APRENDIZAGEM
Será disponibilizada aos formandos após a conclusão da formação documentação de apoio às suas aprendizagens, nomeadamente, apresentação PowerPoint.
INSCRIÇÕES ATÉ 25 DE SETEMBRO
Para se inscrever deve preencher e submeter o formulário que consta na parte superior desta página. Posteriormente, serão solicitados outros documentos por e-mail, para completar a sua inscrição.
O pagamento deve ser realizado até 48 horas antes da data do evento, por transferência bancária para EUROBIC - PT50 0079 0000 60773521101 92 e o comprovativo enviado por e-mail para formacao@ccip.pt.
Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48 horas, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a efetuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.
Consulte a política de cancelamento e o regulamento da formação.
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.