Cerca de 67% das pequenas e médias empresas não tem um plano de marketing, segundo uma notícia publicada pela Revista Marketeer em fevereiro deste ano.
O Plano de Marketing é uma ferramenta essencial para estruturar todos os esforços comerciais e de marketing da sua empresa. É fundamental para conhecer o contexto, definir a estratégia e os objetivos, desenhar ações e preparar toda a equipa em torno da marca e do negócio.
Fazer um plano de marketing não é fácil, mas trabalhar sem um plano adequado é muito mais difícil.
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DESTINATÁRIOS
OBJETIVOS GERAIS
Serão identificadas as 5 fases de um plano de marketing. Serão percorridos um a um, os 12 passos essenciais para a realização de um plano, com exemplos práticos e exercícios.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA
Módulo I | Introdução, mais-valia e processo
Módulo II | O plano de plano, análise de contexto e diagnóstico
Módulo III | Plano de marketing estratégico, objetivos e budget
Módulo IV | Plano de marketing operacional e implementação
VALOR DO INVESTIMENTO
HORÁRIO
18 e 19 de setembro, das 10h00 às 13h00.
CARGA HORÁRIA TOTAL
6 horas
FORMADORES
Inês Simas
25 anos de experiência em Marketing. Deixou a sua marca em empresas como a Hewlett-Packard, Pescanova, Nutrexpa, Coca-Cola e Navigator. Viveu e trabalhou em Lisboa e Madrid. É formadora certificada pelo IEFP. Fundou o Departamento de Marketing Portugal em 2017 e através dele faz a ponte entre os melhores marketeers e as empresas que acreditam na transformação que o marketing traz aos negócios. Para a Inês sem emoções não há Marketing mas sem dados também não. A sua arte é o planeamento e transforma estratégias em planos de ação. Tem uma obsessão: medir sempre os resultados e aprender pelo caminho.
Tiago Lemos
21 anos de experiência em Marketing. Passou pela L’Oreal, Unilever, Coca-Cola, LG e Cafento em Portugal e Espanha. Quando se mudou para as Astúrias, despertou a sua alma de empreendedor. Desde então criou várias empresas: Los 3 Sentidos, a Hoopoe Running Apparel e foi na cabeça do Tiago que nasceu o conceito do Departamento de Marketing. O Tiago simplifica, aproxima e facilita, sempre! Tem um dom de transmitir ideias e conhecimento de forma inspiradora. Gosta de se dedicar à formação na qual “troca o marketing por miúdos” com elevado sentido prático.
METODOLOGIA
A metodologia de formação passa pela utilização dos seguintes métodos:
Expositivo: este método será utilizado essencialmente para a exposição dos conteúdos considerados pertinentes pelo formador para as aprendizagens dos formandos.
Interrogativo: este método, com recurso à formulação de perguntas, terá como função motivar e promover a participação dos formandos a desenvolver e a partilharem as suas ideias.
Demonstrativo: este método será utilizado para demonstração e exemplificação pelo formador de conteúdos práticos da formação e, posteriormente, para prática por parte dos formandos;
Ativo: este método será utilizado para aplicação prática dos conceitos aprendidos, uma vez que o formando tem um papel dinâmico a desenvolver na transposição para a prática através do desenvolvimento de trabalhos e análise de estudos de caso práticos e outros exercícios de aplicação dos conhecimentos teóricos.
REGRAS DE ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE
Para obtenção do Certificado de Formação Profissional, a assiduidade dos formandos deverá ser de 90%, existindo uma tolerância permitida de 15 minutos após a hora definida para o início de cada sessão.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Em termos de metodologia de avaliação das aprendizagens, esta irá incidir na Avaliação Contínua, que será realizada ao longo do curso, tendo por base os seguintes indicadores: Participação, Relacionamento Interpessoal, Aplicação de Conhecimentos Adquiridos (resultante do desempenho nas atividades ao longo do curso), e Pontualidade, avaliados numa escala de 1 a 5 (1 = Muito Insuficiente; 2 = Insuficiente; 3 = Suficiente; 4 = Bom; 5 = Muito Bom).
Assim, o formando é considerado aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 3 = Suficiente. Caso obtenha uma classificação inferior a 3 = Suficiente o formando é considerado não aprovado. O formando deve ainda respeitar o critério de assiduidade de 90% da carga horária para ter aproveitamento no curso.
MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Formação Contínua | Outra formação não inserida no Catálogo.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Formação Live Training (online).
CRITÉRIOS DE EMISSÃO DE CERTIFICADO
Os formandos obtêm um certificado de formação profissional, emitido de acordo com a legislação em vigor, caso obtenham aproveitamento no curso e cumpram com as regras de assiduidade definidas.
Os critérios de aproveitamento encontram-se definidos na Metodologia de Avaliação.
ESPAÇOS E REQUISITOS LOGÍSTICOS
Não aplicado uma vez que a ação decorre online, tendo cada participante que assegurar as suas condições logísticas por forma a poder acompanhar as sessões sem interrupções e sentados confortavelmente.
RECURSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
A formação será desenvolvida com a integração de todos os recursos didático-pedagógicos necessários a uma formação de qualidade, nomeadamente:
SUPORTES DE APOIO À APRENDIZAGEM
Será disponibilizada aos formandos após a conclusão da formação documentação de apoio às suas aprendizagens, nomeadamente, apresentação PowerPoint.
INSCRIÇÕES ATÉ 16 DE SETEMBRO
Para se inscrever deve preencher e submeter o formulário que consta na parte superior desta página. Posteriormente, serão solicitados outros documentos por e-mail, para completar a sua inscrição.
O pagamento deve ser realizado até 48 horas antes da data do evento, por transferência bancária para EUROBIC - PT50 0079 0000 60773521101 92 e o comprovativo enviado por e-mail para formacao@ccip.pt.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48 horas, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a efetuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.
Consulte a política de cancelamento e o regulamento da formação.
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.