Estamos a assistir a uma transformação no mundo empresarial: ser sustentável deixará de ser uma opção para passar a ser a única forma de fazer negócios. Esta transformação está a ser acelerada por nova legislação relativa a normas ESG e diligência devida de direitos humanos, com destaque para a legislação europeia já em vigor e para a proposta de diretiva relativa ao dever de diligência das empresas em matéria de sustentabilidade.
Em particular, as grandes empresas serão obrigadas a realizar due diligence em matéria de direitos humanos e ambiente na sua cadeia de fornecimento, levando a que os seus fornecedores tenham de respeitar estas regras, sob pena de poderem ser excluídos da cadeia de fornecimento. Não é a due diligence tradicional, em que as empresas avaliam o risco destes temas para a sua atividade, mas o oposto: como é que a sua atividade afeta os direitos humanos e ambiente.
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em parceria com a PLMJ e a NOVA Centre on Business Human Rights and the Environment pretendem sensibilizar as empresas portuguesas para estes temas, para que aproveitem o período de transformação para se adaptarem a este novo cenário. O objetivo não é só evitar que sejam excluídas das cadeias de fornecimento, mas também ajudá-las a tornarem-se líderes em matéria de sustentabilidade, aproveitando as novas oportunidades de negócio que as novas regras ESG trarão.
PRINCIPAIS TEMAS
ORADORES

Bruno Ferreira | Managing partner da PLMJ
O Bruno Ferreira é o managing partner da PLMJ, sócio coordenador da área de Responsible Business e sócio da área de Bancário e Financeiro e Mercado de Capitais. Acumula mais de 20 anos de experiência nestas áreas. É autor de vários livros e artigos em bancário, societário, ESG e valores mobiliários. É membro do think tank português Governance Lab, do Instituto Português de Corporate Governance e é diretor da Associação Direito das Sociedades em Revista, que publica uma das mais conceituadas revistas jurídicas em Portugal.

Claire Bright | Fundadora e diretora do NOVA Centre on Business Human Rights and the Environment, sub-diretora e professora associada, NOVA School of Law
Claire Bright é Fundadora/Diretora do Centro de Conhecimento NOVA Business, Human Rights and the Environment, e Sub-Diretora e Professora Associada de Direito Privado da NOVA School of Law, em Lisboa. É também Investigadora Associada no Instituto Britânico de Direito Internacional e Comparado. É especialista em Governação Sustentável das Empresas, Direito Privado Internacional, Direito Comercial Internacional, Direito Privado Comparado e Empresas e Direitos Humanos. Doutorada em Direito Internacional pelo Instituto Universitário Europeu em Florença, possui um Mestrado em Direito Internacional Privado e Direito do Comércio Internacional pela Faculdade de Direito La Sorbonne e uma licenciatura em Direito Francês e Inglês pela Universidade Paris-Est.

Inês Crispim | Advogada associada, PLMJ, investigadora associada, NOVA Centre on Business Human Rights and the Environment
Inês Crispim é advogada associada das áreas de Responsible Business e de Bancário e Financeiro e Mercado de Capitais na PLMJ. É também investigadora associada no NOVA Centre on Business Human Rights and the Environment e doutoranda na NOVA School of Law, investigando em Governação Sustentável das Empresas, Empresas e Direitos Humanos e Financiamento Sustentável.
CALENDÁRIO & HORÁRIO
12 de dezembro das 10h00 às 11h00.
INFORMAÇÃO
O webinar é apresentado em português e inglês.
INSCRIÇÕES
O evento é gratuito mas de inscrição obrigatória.
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.