Com uma experiência acumulada no apoio à internacionalização das empresas, a CCIP organiza periodicamente visitas a mercados selecionados pelo seu potencial e crescimento económico e que oferecem às empresas oportunidades de negócio nas mais diversas áreas.
Em outubro, a CCIP leva-o a conhecer virtualmente a Geórgia e o Azerbaijã, ambos mercados emergentes.
A Geórgia é dos países que apresenta maior crescimento económico da região. Na última década, a economia georgiana cresceu a uma média anual de 4,5%.
O governo do país fez reformas económicas e continua a fazê-las para diminuir a burocracia e combater a corrupção. Comprometido com um processo inclusivo de crescimento, o governo aumentou consideravelmente o financiamento do setor social e tornou transparente a despesa pública. Desta forma, um forte crescimento económico é esperado para os próximos anos, contribuindo assim para o desenvolvimento mais acentuado da Geórgia.
Além disso, a potencialidade dos sectores da energia, turismo e agronegócio podem ajudar a integrar ainda mais o país nas economias regionais e globais.
A economia do Azerbaijão é ainda fortemente dependente do setor petrolífero. Não obstante, os setores nacionais não petrolíferos e de gás também têm mostrado melhorias significativas. Na indústria também são de referir os equipamentos para explorações petrolíferas, o aço, o ferro, o cimento, a indústria química e petroquímica e os têxteis.
O mercado do Azerbaijão é detentor de um forte fundo soberano e tem-se caracterizado pelo aumento nas exportações para a Europa, corroborando o papel do Azerbaijão como ponte Euroasiática.
A isto acresce sua enorme recetividade para Investimento Estrangeiro Direto, principalmente nos setores não energéticos, de especial interesse para Portugal.
O governo do país tem vindo a trabalhar na melhoria do seu sistema regulatório nos últimos anos, adaptando uma série de reformas nos sistemas tributário, alfandegário e regulatório. A comunidade empresarial do país relata melhoria significativas nas declarações e cobranças alfandegárias após a implementação das reformas.
Para Portugal, oportunidades de negócio em grupos de produtos como Madeira e Cortiça, Máquinas e Aparelhos, Agrícolas e Químicos têm elevado potencial. As empresas portuguesas encontrarão também vantagens nos setores de IT, Construção, Alimentar, Vinhos, Têxtil, Farmacêutico, Moldes, Pedras e Mármores, entre outros.
Esta missão empresarial multissectorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir nestes mercados.
Entrega das agendas finais das reuniões online
Reuniões individuais de negócios
Reuniões individuais de negócios
Reuniões individuais de negócios
Reunião online final de avaliação da missão
Poderão ter de ser agendadas reuniões fora destas datas, de acordo com a disponibilidade das empresas locais.
1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 19 de setembro de 2022.
2. Envio da apresentação da empresa em inglês
3. Análise da viabilidade de negócios
4. Contacto da CCIP para validação de interesse
5. Pagamento do valor da inscrição
6. Construção da agenda
7. Realização das reuniões de negócios online
"A metodologia usada para estabelecimento de contactos, o planeamento e organização da marcação de Reuniões Online, bem como o apoio durante e após as mesmas minimizaram o impacto e eventuais desvantagens de não ser possível realizar uma visita presencial aos mercados. Uma aposta de sucesso da CCIP que deverá ser mantida mesmo no futuro pós pandémico."
Cláudia Oliveira
International Area Manager | Laboratório Medinfar SA
Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!
Fale connosco.
Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067
Venha fechar negócios num dos países com maior crescimento mundial
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.