Masterclass “Como criar um plano de marketing para entrar num novo mercado na Europa.”

Categoria
Formação
Data
25 01 2022 10:00 - 12:00

2022 começa com uma boa notícia - a sua marca vai expandir-se para outros mercados? Parabéns, é um enorme feito. Nesta viagem que agora começa vai precisar de um plano de marketing adequado a esse novo mercado.

Um plano de marketing é como um mapa, primeiro define até onde quer chegar e depois escolhe as estradas que vai percorrer, as paragens que vai fazer, a que velocidade quer ir, quanto combustível precisa e com que companhia vai fazer a viagem.

Entrar num novo mercado implica conhecer bem o contexto e adequar a estratégia da sua marca a estas novas estradas.

De forma prática, ágil e com os olhos postos no resultado partilhamos como poderá em 10 passos para construir um plano de marketing para um novo mercado na Europa.

 

PROGRAMA

Introdução
   • O papel do marketing na internacionalização da empresa

10 passos para a construção de um plano
   • Definição do processo, recursos, responsaveis e o calendário
   • Avaliação dos resultados do ano anterior e aprendizagens
   • Analise do contexto e SWOT
   • Elaboração do Plano Estratégico
   • Definição de objetivos quantitativos e qualitativos
   • Desenho do Plano Operacional
   • Construção de um calendário
   • Definição de budget e recursos
   • Creação de sistema de métricas
   • Apresentação e comunicação do plano

Perguntas e Respostas

 

OBJETIVOS

Reconhecer a mais-valia de ter um plano de Marketing
• Entender a sua importância
• Compreender os seus objetivos
• Establecer a relação com outros departamentos

Dominar o processo da elaboração de um plano
• Conhecer as fases do processo
• Ser capaz de definir um calendário
• Identificar os recursos a envolver
• Definir um índice para o plano de marketing

Saber estruturar um plano de marketing
• Reconhecer a importância de uma análise holística
• Usar dados e factos e não opiniões e perceções
• Saber definir objetivos quantitativos e qualitativos e
dedicar tempo a definir como os medir
• Distinguir estratégias de táticas e ser capaz de as
definir
• Programar os recursos com detalhe

Dar uso e continuidade ao plano de marketing
• Conseguir passar da estratégia à implementação
• Reconhecer a importância de medir para garantir
uma melhoria contínua
• Praticar a consistência
• Promover revisões ao plano

 

PÚBLICO-ALVO

Diretores gerais/CEOs, empreendedores, empresários e equipas de marketing cujas marcas estão em fase de expansão para mercados europeus e necessitam de construir ou melhorar os seus planos de marketing de forma ágil e eficaz.

 

FORMADOR

Tiago LemosTiago Lemos

Mais de 20 anos de experiência em Marketing. Passou pela L’Oreal, Unilever, Coca-Cola, LG, Cafento e criou três empresas: Los 3 Sentidos, Departamento de Marketing, uma empresa de outsourcing e consultoria de Marketing que atua em Espanha e Portugal desde 2015 e a Hoopoe Running Apparel. Viveu e trabalhou em Lisboa, Madrid e Gijón.
Simplificar, aproximar e facilitar, sempre! Tem um dom de transmitir ideias e conhecimento de forma inspiradora. Gosta de se dedicar à formação na qual “troca o marketing por miúdos” com elevado sentido prático.

Inês Simas e Tiago Lemos são os fundadores do Departamento de Marketing, uma empresa de outsourcing e consultoria de Marketing que atua em Espanha e Portugal desde 2015. Juntos já fizeram mais de 100 planos de marketing.

O marketing não é um luxo e deve por isso ser acessível a todos, é nisso que acreditam. Junto com uma equipa de mais 10 profissionais de marketing muito experientes, asseguram o marketing de diversas empresas em Portugal e Espanha para as quais a flexibilidade do outsourcing é um ponto chave para viabilizar a profissionalização e/ou o reforço do mesmo.


CALENDÁRIO E HORÁRIO

25 de janeiro, das 10h00 às 12h00

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

2 horas

 

FORMATO

Sessão síncrona em Ms Teams, com possibilidade de participação.

 

VALOR DO INVESTIMENTO

  • Associado CCIP e Clientes do Departamento: 55€ + IVA
  • Outros: 95€ + IVA

*Minimo 10 participantes

Nota: Nesta formação não haverá a modalidade de sessões individuais.

 

INSCRIÇÕES

Para se inscrever basta preencher e submeter o formulário que consta no site da Câmara de Comércio.

Posteriormente, receberá um e-mail com a confirmação da sua inscrição, após o qual deverá proceder ao pagamento por transferência bancária para EUROBIC - PT50 0079 0000 60773521101 92. O valor da inscrição deverá ser liquidado antes da data do evento e o comprovativo enviado por e-mail para formacao@ccip.pt.

Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48h, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a efectuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.

Consulte a política de cancelamento e o regulamento da formação.

 
 

Todas as datas

  • 25 01 2022 10:00 - 12:00

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.