
As empresas da União Europeia (UE) registaram, em 2024, um crescimento significativo do investimento em investigação e desenvolvimento (I&D) nos sectores da energia, saúde, aeroespacial e defesa, segundo o Painel de Avaliação do Investimento em I&D Industrial da UE 2025, publicado no final de dezembro de 2025.
O sector da energia destacou-se com um aumento de 19,8%, superando largamente os resultados dos Estados Unidos, Japão e China. Na saúde, o crescimento atingiu 13%, também acima do observado noutras economias avançadas. O sector aeroespacial e da defesa registou um aumento de 4,8%, reforçando a capacidade europeia neste domínio.
O relatório confirma a liderança da UE em sectores estratégicos, mas alerta para a forte concorrência global, especialmente nas tecnologias da informação e comunicação (TIC). A maioria do investimento europeu em I&D concentra-se em países classificados como fortes inovadores: Alemanha, França, Bélgica, Áustria, Irlanda, Luxemburgo e Estónia.
A nível global, o investimento das 2 000 maiores empresas mundiais em I&D cresceu 6,3% em 2024, com aumentos mais expressivos nos Estados Unidos e no Japão. Apesar de um crescimento mais moderado, a UE mantém a liderança mundial no setor automóvel, enquanto os EUA lideram nas TIC e na saúde.
Para reforçar o ecossistema da inovação da Europa, a Comissão Europeia está a promover várias iniciativas nomeadamente:
• A Estratégia para Empresas em Fase de Arranque e Expansão, a fim de tornar a Europa um dos principais destinos para o lançamento e o crescimento de empresas tecnológicas mundiais;
• A Lei Europeia da Inovação e o 28º Regime, previstos para 2026;
• A Estratégia Europeia para Infraestruturas de Investigação e Tecnologia, melhoria do acesso das empresas a infraestruturas de craveira mundial e a apoio à I&D;
• Estratégia Europeia para a IA na Ciência com o Recurso para a Ciência na IA na Europa (RAISE), com vista a dotar os cientistas dos recursos necessários para adotar a IA para a sua investigação.
A aceleração destas iniciativas é essencial para apoiar a expansão de empresas inovadoras, sobretudo nos domínios em que a Europa precisa de reforçar a sua soberania e liderança tecnológica.
Mais informações:
Painel de Avaliação do Investimento em I&D Industrial na UE
Economia da Investigação e Inovação Industrial

