1-acordoscomerciaisue

Os acordos comerciais da União Europeia (UE) continuam a desempenhar um papel central no crescimento das exportações e na diversificação dos mercados. Segundo o quinto relatório anual sobre a aplicação e o cumprimento da política comercial da UE, recentemente publicado, a extensa rede de acordos comerciais permite às empresas europeias aceder a mercados alternativos para as suas exportações, ao mesmo tempo que reduz dependências, num contexto geopolítico particularmente desafiante.

O relatório, que analisa o ano de 2024 e o primeiro semestre de 2025, conclui que estes acordos reforçam a resiliência e a competitividade dos operadores económicos europeus:
• Em 2024, as exportações de mercadorias da UE para os 76 parceiros comerciais preferenciais cresceram a um ritmo duas vezes superior ao das exportações para países sem acordos de comércio livre (ACL).
• As exportações agroalimentares da UE atingiram um valor recorde de 235 mil milhões de euros em 2024, refletindo um aumento de 2,8% face ao ano anterior. As vendas para parceiros com acordos comerciais, no valor de 138 mil milhões de euros, cresceram 3,6%, enquanto as exportações para países sem acordos aumentaram apenas 1,6%.

Os acordos comerciais contribuem também para a diversificação e estabilidade das cadeias de abastecimento. O aumento das exportações para parceiros estratégicos, como o México, a Noruega, a Suíça e o Reino Unido, ajudou a compensar a quebra nas vendas de veículos, componentes automóveis e máquinas elétricas resultante das sanções impostas à Rússia. Em paralelo, o crescimento das importações de gás e gás natural liquefeito da Argélia, do Cazaquistão e da Noruega, bem como das importações de cobre do Chile, mitigou o impacto da redução das importações provenientes da Rússia.

A UE continua a expandir ativamente a sua rede de acordos comerciais. Em 2024, entraram em vigor dois novos acordos: o Acordo de Comércio Livre com a Nova Zelândia e o Acordo de Parceria Económica com o Quénia, elevando para 44 o total de acordos comerciais em vigor, que abrangem 76 parceiros.

Em 2025, a Comissão Europeia concluiu as negociações com a Indonésia e apresentou propostas de acordos com o Mercosul e o México para aprovação pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.

A UE encontra-se igualmente em negociações com a Índia, a Malásia, as Filipinas, a Tailândia e os Emirados Árabes Unidos. (Fonte: Comissão Europeia)

Mais informações:
Relatório sobre a aplicação e o cumprimento da política comercial da UE
Brochura do relatório
Acordos comerciais da UE

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado