G20 apela às trocas comerciais

Os Ministros do Comércio das maiores potências mundiais reuniram-se em Xangai, nos dias 9 e 10 de Julho, no âmbito da reunião do G20, tendo sido o comércio internacional um dos pontos fortes da agenda. Em comunicado final, os ministros sublinharam a necessidade de reforçar as trocas comerciais internacionais que, a par do investimento, deverão continuar a ser um dos principais motores do crescimento da economia mundial.

A crise financeira de 2008 levou à adopção de medidas proteccionistas, o que se traduziu num abrandamento do comércio internacional que desde 2009 tem vindo a crescer a um ritmo de 3% ao ano, muito longe dos 7% das duas décadas anteriores. Cerca de 75% dessas medidas encontram-se ainda em vigor. Os líderes mundiais vêm agora alertar para a necessidade de diminuir as barreiras comerciais e fomentar as trocas entre os países.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.