Cazaquistão: Overview

Ao olharmos para o actual panorama político e económico mundial vemos que, depois das transformações e ajustamentos operados para responder à crise que assolou os mercados financeiros com graves repercussões económicas em mercados de diferentes latitudes, à medida que a Europa aparenta consolidar a sua trajectória de recuperação, parecem simultaneamente emergir novas realidades geopolíticas e geoeconómicas, nomeadamente no palco euroasiático. O Cazaquistão é disso um exemplo.

Em pleno coração da Ásia Central, esta antiga república soviética tem vindo a reforçar a sua posição económica e estratégica na região, tornando-se um alvo cada vez mais relevante para os interesses de várias potências mundiais. No plano externo, o país tem vindo a adoptar uma política de afirmação multivectorial, conseguindo conjugar os interesses da Rússia, China, EUA e UE com os seus próprios interesses estratégicos, o que tem permitido ao país solidificar a sua posição como inequívoca potência regional.   

Depois de uma primeira década pós-independência (1991), conturbada quer no plano político, quer no plano económico (com o PIB a registar valores de crescimento negativos de 1993 a 1999), o Cazaquistão de hoje em nada se assemelha com a república soviética de outrora.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.