TTIP em debate na Câmara de Comércio

O Fórum para Competitividade e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa organizam, no dia 20 de Maio, o Seminário “Estratégias de Internacionalização da Economia Portuguesa – O que podemos esperar do Tratado Transatlântico (TTIP)”.

Com o objectivo de criar a maior zona de comércio livre do mundo, o TTIP está em negociação entre a União Europeia e os Estados Unidos desde Julho de 2013. Tendo passado, recentemente, pela 9ª ronda de negociações, que teve lugar em Nova Iorque de 20 a 24 de Abril, o TTIP pretende eliminar as barreiras comerciais, aduaneiras e não aduaneiras, aplicadas sobre uma vasta gama de sectores da economia, facilitando o comércio bilateral e o investimento.

Para Portugal, o TTIP ganha especial importância, já que se trata de um tratado comercial com o sexto maior destino das exportações portuguesas e segundo no ranking de clientes fora da União Europeia.

O estudo sobre o impacto do TTIP para Portugal, encomendado pelo Governo português e que contou com o apoio da Câmara de Comércio e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, traça um cenário positivo para a economia portuguesa, com reflexos no crescimento das exportações e na criação de emprego.

Enriquecido pelas perspectivas das diferentes partes que negoceiam o TTIP, às quais se juntam as opiniões de quem acompanha os resultados previsíveis da concretização do tratado nos diversos sectores de actividade, este seminário pretende oferecer uma visão completa do que está em causa nestas negociações.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.