Metalomecânica, melhor sector exportador

De acordo com as mais recentes estatísticas divulgadas pelo INE, o sector metalomecânico destacou-se em 2014 como o maior sector exportador português, com um valor de 13,8 mil milhões de euros de exportações. Trata-se de um aumento de 30% face a 2013.

Estamos, assim, perante um sector muito dinâmico, que tem vindo a aumentar a contratação de pessoal, que atinge já 200 mil pessoas, distribuídas por 15 mil empresas. A Europa é actualmente o principal destino das exportações, contabilizando 70% das vendas para o exterior, mas mercados como Angola, China, Estados Unidos, Marrocos, Moçambique e Colômbia começam a ganhar uma importância cada vez maior.

As razões deste sucesso estão sobretudo numa óptima relação preço/qualidade e no cumprimento dos prazos de entrega das mercadorias. Trata-se de uma indústria altamente competitiva e que tem vindo a crescer de forma acentuada no nosso País.

Em segundo lugar no top das exportações ficou o sector têxtil, que teve o melhor ano de sempre com vendas de 4,6 mil milhões de euros e um crescimento de 8%. Em terceiro lugar ficou o sector do calçado, também com um recorde, vendendo 1,87 mil milhões de euros e registando um aumento de 8,8% face ao ano anterior.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.