De acordo com as mais recentes estatísticas divulgadas pelo INE, o sector metalomecânico destacou-se em 2014 como o maior sector exportador português, com um valor de 13,8 mil milhões de euros de exportações. Trata-se de um aumento de 30% face a 2013.
Estamos, assim, perante um sector muito dinâmico, que tem vindo a aumentar a contratação de pessoal, que atinge já 200 mil pessoas, distribuídas por 15 mil empresas. A Europa é actualmente o principal destino das exportações, contabilizando 70% das vendas para o exterior, mas mercados como Angola, China, Estados Unidos, Marrocos, Moçambique e Colômbia começam a ganhar uma importância cada vez maior.
As razões deste sucesso estão sobretudo numa óptima relação preço/qualidade e no cumprimento dos prazos de entrega das mercadorias. Trata-se de uma indústria altamente competitiva e que tem vindo a crescer de forma acentuada no nosso País.
Em segundo lugar no top das exportações ficou o sector têxtil, que teve o melhor ano de sempre com vendas de 4,6 mil milhões de euros e um crescimento de 8%. Em terceiro lugar ficou o sector do calçado, também com um recorde, vendendo 1,87 mil milhões de euros e registando um aumento de 8,8% face ao ano anterior.

