Câmara de Comércio cria Comissão de Assuntos Europeus

Cerca de 70% da legislação nacional é decidida em Bruxelas e cada vez há menos margem para uma transposição flexível da mesma.
Antes de avançar com propostas legislativas, a Comissão Europeia consulta, enquanto entidade proponente, a sociedade civil, o sector privado e os Governos dos diferentes Estados Membros.

A Câmara de Comércio quer ter um papel activo neste processo legislativo dando voz aos seus Associados para que se pronunciem sobre as questões mais relevantes para as empresas.

Neste sentido, vai criar uma Comissão de Assuntos Europeus, composta por um grupo de associados que queira estar por dentro destes temas e liderar as empresas portuguesas no processo legislativo comunitário.

As reuniões desta Comissão, terão lugar a cada dois meses, ou sempre que considerado pertinente e, propõe-se que nelas sejam delineadas estratégias de intervenção nos processos mais importantes, que podem passar pela elaboração de position papers, reuniões com membros do Governo, contactos com eurodeputados nacionais e de outros Estados-Membros ou organização de sessões de esclarecimento.

A primeira reunião terá lugar no dia 20 de Janeiro, das 9h30 às 11h00 e nela será apresentado e analisado o Programa de Trabalho para 2015 da Comissão Europeia e identificadas as iniciativas de potencial interesse para os associados.


Se pretende ter um papel activo e integrar esta Comissão, poderá aceder a informação mais detalhada e confirmar o seu interesse basta enviar um email para jsilva@ccip.pt .

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.