Nigéria - Relações Comerciais com Portugal e Oportunidades de Negócio

A balança comercial entre a Nigéria e Portugal está muito desequilibrada e é desfavorável a Portugal.

 

É uma situação fácil de perceber se atentarmos ao facto de que a Nigéria é um dos principais fornecedores de hidrocarbonetos a Portugal. Assim, em 2013, a Nigéria ocupava a 51ª posição como cliente de Portugal (59ª no período de Janeiro a Junho de 2014), estando na 14ª posição como fornecedora de Portugal (11ª no período de Janeiro a Junho de 2014).

 

As importações de Portugal provenientes da Nigéria, por grupo de produtos, foram as seguintes no primeiro semestre deste ano (INE): combustíveis minerais (98,7%); peles e couros (0,5%); matérias têxteis (0,4%); madeira e cortiça (0,3%) e produtos agrícolas (0,1%).

 

No mesmo período, as exportações de Portugal para a Nigéria por grupos de produtos foram seguintes: máquinas e aparelhos (22,9%); minerais e minérios (22,5%); produtos agrícolas (17,8%), veículos e outro material de transporte (9,1%), metais comuns (8%); matérias têxteis (7,9%); pastas celulósicas e papel (3%); plásticos e borracha (2,4%), madeira e cortiça (2,4%) e químicos (1,7%).

 

Quanto aos valores das transacções, no primeiro semestre de 2014, as exportações portuguesas foram de 18,6 milhões de euros, sendo as importações de 425,9 milhões de euros.

 

Há, assim, um longo caminho a percorrer para o equilíbrio da balança comercial, pelo que há que estar atento às oportunidades de negócio com a Nigéria, sendo que estas recaem em sectores como os têxteis; mobiliário; medicamentos; cosmética e perfumes; vinhos; cosmética e perfumes; pneus; telecomunicações; construção e imobiliário.

 

Face ao potencial de negócios deste mercado, a Câmara de Comércio e a CIEP organizaram no dia 3 de Dezembro, em colaboração com a Associação de Amizade e Negócios Nigéria Portugal, um seminário subordinado ao tema Exportar e Investir na Nigéria. Aceda às apresentações aqui.

 

Consulte o programa da missão empresarial à Nigéria que se irá realizar de 1 a 5 de Março e inscreva-se através deste link.

 

Relações Comerciais com Portugal e Oportunidades de Negócio

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.