América do Sul – O triângulo do Lítio

Boas notícias para os Estado Unidos e Índia e más para a China em termos de matérias-primas estratégicas. Na América do Sul, existe o chamado “triângulo del lítio”, formado por três países contíguos – Argentina, Bolívia e Chile – onde se encontram mais de metade das reservas do mineral tão essencial para as novas tecnologias.

Até agora, a produção nacional desses países era exportada para a China, outra grande produtora e detentora de reservas. Mas a Argentina de Milei quer passar a explorar o seu lítio com apoio de investimentos da Índia e exportações para esse país. Com a Bolívia com um novo presidente conservador, Rodrigo Paz Pereira e o Chile, ao que tudo indica, a eleger outro nacional-conservador, José António Kast, em 14 de Dezembro, esta frente conservadora voltar-se-ia para os Estados-Unidos, apostados em quebrar o quase monopólio chinês do lítio. E a Índia de Modi já está a investir no lítio argentino.

Conteúdos desenvolvidos por Gaporsul

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.