Timor, Gás e Petróleo

Timor-Leste enfrenta um sério problema com a descida nos últimos anos da produção de petróleo e gás natural, o principal recurso económico do país. Assim, a produção, que esteve vários anos acima dos 100 mil barris/dia, está agora abaixo dos 50 mil.

Uma das causas desta baixa é a cessação de produção do campo de Bayu-Undan (a 250 Kms da costa de Timor e a 500 Kms de Darwin, na Austrália) que oficialmente deixou de produzir em Junho deste ano. Tinha começado a produzir em 2004.

Na gestão dos recursos do petróleo e gás natural, Timor seguiu o exemplo norueguês e criou o Fundo Petrolífero de Timor leste (FPTL) em 2005. O Fundo é gerido pelo Banco Central de Timor e em Dezembro de 2021 os seus activos estavam avaliados em 18,5 biliões de dólares.

Conteúdos desenvolvidos por Gaporsul

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.