Timor-Leste enfrenta um sério problema com a descida nos últimos anos da produção de petróleo e gás natural, o principal recurso económico do país. Assim, a produção, que esteve vários anos acima dos 100 mil barris/dia, está agora abaixo dos 50 mil.
Uma das causas desta baixa é a cessação de produção do campo de Bayu-Undan (a 250 Kms da costa de Timor e a 500 Kms de Darwin, na Austrália) que oficialmente deixou de produzir em Junho deste ano. Tinha começado a produzir em 2004.
Na gestão dos recursos do petróleo e gás natural, Timor seguiu o exemplo norueguês e criou o Fundo Petrolífero de Timor leste (FPTL) em 2005. O Fundo é gerido pelo Banco Central de Timor e em Dezembro de 2021 os seus activos estavam avaliados em 18,5 biliões de dólares.
Conteúdos desenvolvidos por Gaporsul

