O paraíso (fiscal) italiano

Segundo Le Figaro (9-6-2025), a Itália é o mais recente destino dos emigrados fiscais franceses. Segundo o mesmo diário francês, a coqueluche do exílio fiscal italiano dirige-se não só para Milão, mas também para Roma, Veneza, Florença, e também para a Sicília e para a Sardenha.

É a mudança de destino dos franceses ricos – incomodados pela legislação fiscal do chamado “imposto Zuckman” aprovado em Outubro de 2024 pelo Parlamento francês, por iniciativa do Nouveau Front Populaire – e que nos últimos anos privilegiavam a Suíça, Portugal ou Malta.

Esta atracção tem a ver com incentivos para atrair para Itália contribuintes privilegiados com isenções fiscais. Foi o caso, a partir de 2017 com o “privilégio dos futebolistas”; ou o recente programa do “Rientro dei cervelli” para trazer de volta ao país quadros profissionais altamente qualificados.

Conteúdos desenvolvidos por Gaporsul

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.