Bolsas reagem para cima

Na segunda-feira, 12 de Maio, as bolsas asiáticas, europeias e americanas reagiram muito favoravelmente às notícias dos acordos de Genebra sobre as tarifas entre os Estados Unidos e a China. O principal índice francês, o CAC 40, teve uma alta de 1,37%, para 7 850, 10 pontos próximos do que estava em 2 de Abril, antes do Liberation Day de Trump. Em Nova Iorque o Dow Jones tinha subido 2,23%.

Mais que as substanciais reduções dos valores percentuais das tarifas, o que mais impressionou os mercados foi a percepção de uma real vontade dos representantes das duas maiores economias mundiais de trabalharem em conjunto para harmonizar, na medida do possível, os seus interesses.

Isto sobretudo porque este acordo – e sobretudo a vontade de prosseguir negociando e harmonizando interesses – afasta o fantasma de uma recessão causada pela escalada de medidas de represália.

Conteúdos desenvolvidos por Gaporsul

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.