Nestas eleições de 9 de Outubro em Moçambique pode vir a ser eleito pela primeira vez um presidente nascido depois da independência do país. O Presidente Nyusi, que agora termina o seu mandato de oito anos, poderá ser o último dos combatentes pró-independência da Frelimo que se tornaram presidentes e que estiveram na linha da frente da guerra.
Há 4 candidatos na corrida:
O estreante Daniel Chapo, 47 anos, parece ser o favorito. Entrou na política em 2011 e ascendeu rapidamente para se tornar presidente da Frelimo em Maio de 2024. Chapo tem-se distanciado da imagem de corrupção da Frelimo e promete restaurar a paz em Cabo Delgado.
Ossufo Momade, 65 anos é o líder da Renamo. Ainda faz parte da velha guarda, tendo lutado na guerra civil moçambicana (1977-1992).
Venancio Mondlane, 50 anos, antigo deputado da Renamo, concorre como independente, apoiado por uma coligação de 9 partidos, a CAD.
Lutero Simango, 64 anos, promete construir fábricas para criar mais empregos para os jovens, garantindo que recursos naturais como a madeira sejam processados no país e não exportados.
Seja qual for o vencedor, a prioridade da maioria dos moçambicanos é o violento conflito armado travado pelo ISIL-Moçambique na província do norte de Cabo Delgado, que está a comprometer gravemente o futuro do país.
A contagem dos votos começa na 4ª feira, 16 de Outubro e os resultados serão anunciados 15 dias depois.

