Impasse Francês

Em 16 de Agosto, o palácio do Eliseu anunciou que o presidente Emmanuel Macron não tomará qualquer decisão quanto à escolha do Primeiro-ministro até dia 23 deste mês. Só então se deverá encontrar com os líderes dos partidos e grupos parlamentares para o indigitar.
A decisão não parece fácil, ou melhor, poderá até ser fácil, mas será inevitavelmente de difícil execução. A esquerda, a NFP – Noveau Front Populaire – insiste em Lucie Castets, conselheira da cidade de Paris, mas a escolha parece problemática, já que Castets, num programa que teve o cuidado de enviar a todos os grupos políticos excepto ao Rassemblement National, apresenta pontos de difícil aceitação para o Centro macronista, como aumentos de salários generosos pagos por impostos sobre as fortunas.

De qualquer modo, não parece que, no Parlamento actual, possa haver uma maioria parlamentar para apoiar a candidata da Nova Frente Popular a Matignon, sendo de esperar um impasse. E quanto à ameaça dos “Insubmissos” de destituir Macron, no caso de o Presidente não escolher Castets, também não se vê que tenha exequibilidade. A política francesa está, assim, adiada.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.