A economia Alemã

A Alemanha e a sua economia continuam a ser, de certo modo, o barómetro da economia europeia. Ora não são muito famosas as perspectivas das estatísticas oficiais alemãs, do Statistisches Bundesamt de Janeiro de 2024: Referindo-se à indústria de construção, fala-se em “condições de deterioração financeira” e “escassez de mão de obra qualificada”, conjugando estas notícias com a queda do PNB alemão no segundo e terceiro trimestres de 2023, podem ser um prenúncio de entrada em recessão. E esta crise pode ver-se nos ajustamentos aos déficits do orçamento que se reflectiram, por exemplo, nos cortes das ajudas governamentais, que levaram aos protestos de Janeiro.

Confrontados com déficits, os governos da UE só podem subir impostos ou cortar gastos. Ou deixar os déficits subir além dos 3% do PBN, o que aliás já se tornou uma prática comum em algumas das maiores economias europeias como a França, a Itália e a Espanha.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.