G.20 – Dividido e cauteloso

A reunião do G20 de Nova Deli foi marcada pela ausência dos presidentes da China e da Rússia e reflectiu-se no seu cauteloso comunicado final, no nº 8, na secção “For the Planet, People, Peace and Prosperity”, uma referência à guerra da Ucrânia, endossando as condenações das Nações Unidas, mas abstendo-se, como era propósito do bloco auroamericano, de condenar expressamente a Rússia.

Outra referência a propósito do conflito veio no nº 11, louvando a Turquia pelo seu papel nos acordos de Istambul, permitindo a exportação dos fertilizantes e cereais pelos dois beligerantes – Federação Russa e Ucrânia.

A reunião foi sobretudo um grande sucesso para os organizadores, a Índia do primeiro-ministro Narendra Modi que, com esta conferência, se afirmou como uma espécie de cabeça de uma terceira força, entre a Euro-América liderada pelos Estados Unidos e a China-Rússia, numa ordem internacional multipolar.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.