2022 arranca com subida global do preço das "commodities"

Os preços globais das commodities registaram uma recuperação muito significativa no início de 2022, em grande parte encabeçada pelos preços da energia e dos metais.

Uma menor preocupação com o impacto da variante Omnicron na economia mundial ajudou ao aumento do consumo global de energia e a um maior dinamismo da indústria, abrindo portas a um Outlook bem mais positivo quanto à evolução da procura mundial, com os reflexos daí advenientes no plano dos preços das commodities.

Além disso, uma procura mais sustentável e uma flexibilização da política monetária na China, principal consumidor mundial, deram suporte à evolução dos preços dos metais comuns.

Paralelamente, um contexto marcado por restrições ao nível da oferta - sustentado pela disciplina imposta pela OPEP - e pela escalada de tensões entre a Rússia e a Ucrânia, impulsionou ainda mais os preços globais da energia, igualmente favorecidos pelos atuais riscos ao fornecimento de gás natural à Europa.

O preço do ouro também vem subindo, assim como os preços agrícolas (algodão, soja e arroz). 

 

 

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.