Negociações em curso reforçam relações comerciais EU-África

A União Europeia está apostada em desenvolver uma relação comercial mais forte com países como Madagáscar, Comores, Mauritânia, Seicheles e Zimbabué. Conhecidos como ESA (Eastern and Southern Africa), estes são mercados que já importam e exportam produtos de e para a UE. Depois de um primeiro acordo estabelecido em 2012, a UE pretende agora aprofundar a parceria existente além dos bens materiais, negociando um novo acordo que abranja o sector dos serviços, o investimento, direitos de propriedade intelectual, barreiras técnicas ao comércio e desenvolvimento sustentável. Desde 2012, as exportações dos países ESA com destino à UE aumentaram cerca de 25%, ao mesmo tempo que aumentou o investimento europeu na região. A Comissão Europeia acredita que um novo acordo impulsionará ainda mais o comércio bilateral entre as partes e o investimento, abrindo novas oportunidades de negócio para as empresas europeias.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.