União Europeia assina Acordo de Comércio Livre com o Vietname e reforça relações comerciais com o Sudeste Asiático

Três anos e meio depois da conclusão das negociações (Dez. 2015), foi finalmente assinado o Acordo de Livre Comércio entre a UE e o Vietname (EVFTA). Um acordo que vem abrir porta a reduções de tarifas em 99% dos produtos comercializados entre o bloco comunitário europeu e este mercado do sudeste asiático, estimado em mais de 97 milhões de potenciais consumidores. Nos termos do Acordo, algumas das tarifas serão eliminadas progressivamente num período de 10 anos e determinados bens, nomeadamente produtos agrícolas, serão eliminados por quotas. Também os mercados de contractos públicos e de serviços - em áreas como os sectores postal, bancário e marítimo - deverão conhecer uma maior abertura em virtude do EVFTA. O processo não está ainda concluído, sendo necessária a aprovação formal do Parlamento Europeu para o efeito. Não obstante, este foi um passo decisivo no caminho tendente à liberalização das trocas com mais um importante mercado do Sudeste Asiático. Na região, a UE tem ainda acordos comerciais com a Coreia do Sul, Japão e Singapura (este último deverá entrar em vigor ainda em 2019), tendo já iniciado negociações com a Indonésia, a Malásia, as Filipinas e a Tailândia.

Veja mais informações aqui.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.