Expovinis Brasil: Decorreu em São Paulo, de 22 a 24 de Abril, o 18º Salão Internacional do Vinho “Expovinis Brasil”. Portugal fez-se representar através de diversas marcas, entre as quais os vinhos José Maria da Fonseca, associado da Câmara de Comércio. Com cerca de 19.000 visitantes, oriundos de todo o mundo, esta feira é considerada o maior evento do sector na América Latina.
Refira-se que Portugal tem variado entre a 3ª e 4ª posição como fornecedor de vinho ao mercado brasileiro, sendo que está a crescer a percepção da qualidade dos seus vinhos, bem como a sua notoriedade. Esta é, aliás, uma tendência a nível internacional.
As exportações de vinho português para o Brasil têm vindo a aumentar, o que resulta certamente do esforço que tem vindo a ser feito no sentido do aumento da qualidade dos vinhos nacionais.
Modernização do porto de Luanda: o porto de Luanda espera atingir este ano um crescimento de 4% no número de navios que o visitam, sendo que no final de 2014 esperam estar a operar cerca de 1 milhão de contentores.
Recentemente foram instaladas duas novas gruas que permitirão reduzir o tempo de espera dos navios em cerca de 80%, para apenas 3 dias, o que aproxima o porto de Luanda dos resultados de portos como o de Durban, na África do Sul (2,5 dias).
O porto atravessa uma fase de modernização não apenas no que se refere a investimentos em infraestruturas, mas também na área da formação do pessoal, o que permitirá agilizar as exportações para aquele país.

