Calçado português continua a conquistar mercados internacionais

O sector do calçado é um dos melhores exemplos nacionais de reinvenção e adaptação às novas tendências dos mercados e aos novos padrões de consumo. Estilo, design, criatividade e luxo, são hoje alguns dos termos que caracterizam a indústria portuguesa – um caso de sucesso a nível internacional depois de anos de condenação ao fracasso.

Em 2016, o sector exportou cerca de 2 mil milhões de euros – um novo máximo histórico - fazendo desta indústria uma das que mais contribui para a balança comercial portuguesa. E mesmo que aquele valor represente apenas um aumento de 3,2%, os números ganham importância acrescida se comparados com a realidade de outros produtores mundiais como Itália e Espanha cujas vendas ao exterior têm vindo a diminuir. Em Portugal, as exportações de calçado representam quase 95% do total das vendas nacionais. Os Estados Unidos parecem ser a nova porta para quem quer continuar a internacionalizar-se neste sector.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.